Previsão do tempo

20° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 18° C
24° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 19° C
24° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 20° C

Britânica reinterpreta Bordallo Pinheiro

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Fábrica de Faianças Bordallo Pinheiro lançou a sua mais recente peça da coleção WWB – Worldwide Bordallianos, intitulada Like Seeing Ourselves Entwined a Deep Coral Reef, da autoria de Melanie Smith.O projeto WorldWide Bordallianos reúne alguns dos principais nomes da arte contemporânea, desafiando-os a reinterpretar o legado de Raphael. Esta escultura, da artista plástica […]
A peça foi inspirada nas peças naturalistas de Bordallo Pinheiro

A Fábrica de Faianças Bordallo Pinheiro lançou a sua mais recente peça da coleção WWB – Worldwide Bordallianos, intitulada Like Seeing Ourselves Entwined a Deep Coral Reef, da autoria de Melanie Smith.
O projeto WorldWide Bordallianos reúne alguns dos principais nomes da arte contemporânea, desafiando-os a reinterpretar o legado de Raphael. Esta escultura, da artista plástica britânica Melanie Smith, representa um coral alvo das agressões ambientais, uma das muitas facetas da emergência climática que vivemos.

Segundo Melanie Smith, “esta peça foi inspirada nas peças naturalistas de Bordallo Pinheiro, que reinterpretei, remoldando e transformando o sentido original em algo mais pessoal”. “Quando visitei a fábrica Bordallo Pinheiro fiquei também impressionada com partes e fragmentos de materiais de ornamentação de outras peças complexas que eram guardados e outros rejeitados, e decidi utilizar alguns desses fragmentos, tais como pinças de lagosta, crustáceos e outras formas para fazer um aglomerado que se assemelhasse a um recife de coral sem vida. Queria que as cores parecessem desbotadas, a ponto de sugerir um desastre ecológico, quase fantasmagórico, mas pontilhei a base com tons mais quentes de vermelho e rosa”, descreveu.
De acordo com Nuno Barra, administrador da fábrica caldense, “o tema natureza é uma constante em toda a obra de Bordallo Pinheiro”. “Associar esse tema à preocupação ambiental, expressa nesta peça, e ao aproveitamento de partes de outras peças, é uma combinação surpreendente. O resultado não deixa ninguém indiferente por se tratar de uma peça artística com uma mensagem interventiva, alertando para a necessidade de protegermos o planeta”, sublinhou.
Esta nova peça (a sexta da coleção) exclusiva, numerada e limitada a 135 exemplares, já se encontra disponível, pelo valor unitário de 1.700€.
A marca Bordallo Pinheiro tem sido associada a artistas de renome nacional e internacional na criação de peças contemporâneas inspiradas na obra do mestre.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Trio fere homem com navalha em estacionamento junto à OesteCim

Um homem de 50 anos foi atingido com um golpe de navalha numa zona lateral de estacionamento junto ao edifício da Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCim), na cidade das Caldas da Rainha, pelas duas da tarde da passada segunda-feira, ficando com ferimentos ligeiros.

navalha1

Música clássica na Galeria Aguarela

Um momento de música clássica, clássica moderna e original de violinistas internacionais e músicos locais com aperitivos leves vai acontecer na Galeria Aguarela, na Rua Fonte do Pinheiro, 43ª, nas Caldas da Rainha, no dia 25 de abril, das 19h00 às 21h00.

musica

Noite de fado a favor do Fundo Élia Parreira

O Clube Soroptimist Internacional de Caldas da Rainha organiza uma noite de fado no dia 11 de abril, pelas 20h30, para angariação de fundos para o Fundo Élia Parreira, dirigido a pessoas apoiadas pelo Projeto Olha-Te, que se dedica aos doentes com cancro.

elia
Q