A Fábrica de Faianças Bordallo Pinheiro lançou a sua mais recente peça da coleção WWB – Worldwide Bordallianos, intitulada Like Seeing Ourselves Entwined a Deep Coral Reef, da autoria de Melanie Smith.
O projeto WorldWide Bordallianos reúne alguns dos principais nomes da arte contemporânea, desafiando-os a reinterpretar o legado de Raphael. Esta escultura, da artista plástica britânica Melanie Smith, representa um coral alvo das agressões ambientais, uma das muitas facetas da emergência climática que vivemos.
Segundo Melanie Smith, “esta peça foi inspirada nas peças naturalistas de Bordallo Pinheiro, que reinterpretei, remoldando e transformando o sentido original em algo mais pessoal”. “Quando visitei a fábrica Bordallo Pinheiro fiquei também impressionada com partes e fragmentos de materiais de ornamentação de outras peças complexas que eram guardados e outros rejeitados, e decidi utilizar alguns desses fragmentos, tais como pinças de lagosta, crustáceos e outras formas para fazer um aglomerado que se assemelhasse a um recife de coral sem vida. Queria que as cores parecessem desbotadas, a ponto de sugerir um desastre ecológico, quase fantasmagórico, mas pontilhei a base com tons mais quentes de vermelho e rosa”, descreveu.
De acordo com Nuno Barra, administrador da fábrica caldense, “o tema natureza é uma constante em toda a obra de Bordallo Pinheiro”. “Associar esse tema à preocupação ambiental, expressa nesta peça, e ao aproveitamento de partes de outras peças, é uma combinação surpreendente. O resultado não deixa ninguém indiferente por se tratar de uma peça artística com uma mensagem interventiva, alertando para a necessidade de protegermos o planeta”, sublinhou.
Esta nova peça (a sexta da coleção) exclusiva, numerada e limitada a 135 exemplares, já se encontra disponível, pelo valor unitário de 1.700€.
A marca Bordallo Pinheiro tem sido associada a artistas de renome nacional e internacional na criação de peças contemporâneas inspiradas na obra do mestre.
0 Comentários