Q

Previsão do tempo

15° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 15° C
15° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 16° C
15° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 16° C

Morreu cadavalense reconhecida pela dedicação à ação social

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Maria Raquel Ribeiro, natural de Adão Lobo, concelho de Cadaval, uma das fundadoras da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), faleceu no passado dia 4, aos 96 anos.
Maria Raquel Ribeiro tinha 96 anos

Maria Raquel Ribeiro, natural de Adão Lobo, concelho de Cadaval, uma das fundadoras da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), faleceu no passado dia 4, aos 96 anos.

Nascida a 16 de março de 1925, estudou no Instituto de Odivelas e no Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa. Diplomada como assistente social em 1948, teve uma intensa e longa carreira como funcionária pública, iniciada em 1949 no Instituto de Assistência à Família, e, entre 1951 e 1971 exerceu funções na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), onde dirigiu o Serviço Social.

Considerada como um exemplo por toda a sociedade civil, viu ser reconhecida a sua dedicação e trabalho na área ao dar o seu nome ao Prémio Envelhecimento Ativo, que este ano celebra onze anos de existência. Uma iniciativa promovida pela Associação Portuguesa de Psicogerontologia, que conta com o apoio da Santa Casa e da Fundação Montepio.

Este prémio reconhece a vida e atividade de pessoas com 80 e mais anos, que continuam a desenvolver atividade profissional ou cívica relevante, em várias categorias.

Foi, ainda, durante dez anos, dirigente do Sindicato Nacional dos Profissionais de Serviço Social e uma das principais promotoras da Comissão do Portuguesa do Conselho Internacional do Serviço Social, a que presidiu em 1969.

Integrou como deputada a Assembleia Nacional, entre 1969 e 1973, onde teve um papel fundamental nas várias sessões legislativas no âmbito do trabalho, previdência, saúde e assistência social. No pós-25 de abril, foi assessora da secretária de Estado dos Retornados, da Segurança Social e do ministro dos Assuntos Sociais e Presidente da Comissão Instaladora e do Conselho Diretivo do Centro Regional de Segurança Social de Lisboa. Dedicou-se em especial às políticas para a terceira idade, da família e ao apoio integrado a idosos.

Foi uma das associadas que fundou a APAV a 25 de junho de 1990, cuja missão acompanhou assiduamente, por muitos anos. Em sua homenagem, a APAV inaugurou a Sala Maria Raquel Ribeiro, a 10 de novembro do ano passado, no Gabinete de Apoio à Vítima do Cadaval.

Marcelo Rebelo de Sousa, numa nota publicada no site oficial da Presidência da República, transmitiu que Maria Raquel Ribeiro teve “uma longa vida totalmente dedicada aos outros e à ação social, à qual se dedicou com alma e coração”.

“Mesmo depois de deixar a atividade profissional, nunca deixou de colaborar na mesma área, promovendo diversas atividades na prossecução de um envelhecimento ativo, para ela e para os outros”, sublinhou o Presidente da República.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Vestuário e perfumes apreendidos no Mercado Semanal

Mais de 200 peças de vestuário e perfumes com marcas de renome, avaliados em cerca de quatro mil euros e que incorriam em contrafação porque os vendedores não dispunham de direitos de utilização, foram apreendidos no Mercado Semanal das Caldas da Rainha, no Campo...

mercado1

GNR em ação de sensibilização no La Vie

O Destacamento Territorial de Caldas da Rainha da GNR realizou uma ação de sensibilização focada na proteção da floresta e ambiente e na prevenção criminal, no Centro Comercial La Vie, em Caldas da Rainha, nos dias 18 e 19 de março.

vie