Q

Previsão do tempo

19° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 26° C
  • Monday 32° C
19° C
  • Saturday 24° C
  • Sunday 27° C
  • Monday 34° C
19° C
  • Saturday 26° C
  • Sunday 30° C
  • Monday 37° C

Morreu cadavalense reconhecida pela dedicação à ação social

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Maria Raquel Ribeiro, natural de Adão Lobo, concelho de Cadaval, uma das fundadoras da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), faleceu no passado dia 4, aos 96 anos.
Maria Raquel Ribeiro tinha 96 anos

Maria Raquel Ribeiro, natural de Adão Lobo, concelho de Cadaval, uma das fundadoras da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), faleceu no passado dia 4, aos 96 anos.

Nascida a 16 de março de 1925, estudou no Instituto de Odivelas e no Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa. Diplomada como assistente social em 1948, teve uma intensa e longa carreira como funcionária pública, iniciada em 1949 no Instituto de Assistência à Família, e, entre 1951 e 1971 exerceu funções na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), onde dirigiu o Serviço Social.

Considerada como um exemplo por toda a sociedade civil, viu ser reconhecida a sua dedicação e trabalho na área ao dar o seu nome ao Prémio Envelhecimento Ativo, que este ano celebra onze anos de existência. Uma iniciativa promovida pela Associação Portuguesa de Psicogerontologia, que conta com o apoio da Santa Casa e da Fundação Montepio.

Este prémio reconhece a vida e atividade de pessoas com 80 e mais anos, que continuam a desenvolver atividade profissional ou cívica relevante, em várias categorias.

Foi, ainda, durante dez anos, dirigente do Sindicato Nacional dos Profissionais de Serviço Social e uma das principais promotoras da Comissão do Portuguesa do Conselho Internacional do Serviço Social, a que presidiu em 1969.

Integrou como deputada a Assembleia Nacional, entre 1969 e 1973, onde teve um papel fundamental nas várias sessões legislativas no âmbito do trabalho, previdência, saúde e assistência social. No pós-25 de abril, foi assessora da secretária de Estado dos Retornados, da Segurança Social e do ministro dos Assuntos Sociais e Presidente da Comissão Instaladora e do Conselho Diretivo do Centro Regional de Segurança Social de Lisboa. Dedicou-se em especial às políticas para a terceira idade, da família e ao apoio integrado a idosos.

Foi uma das associadas que fundou a APAV a 25 de junho de 1990, cuja missão acompanhou assiduamente, por muitos anos. Em sua homenagem, a APAV inaugurou a Sala Maria Raquel Ribeiro, a 10 de novembro do ano passado, no Gabinete de Apoio à Vítima do Cadaval.

Marcelo Rebelo de Sousa, numa nota publicada no site oficial da Presidência da República, transmitiu que Maria Raquel Ribeiro teve “uma longa vida totalmente dedicada aos outros e à ação social, à qual se dedicou com alma e coração”.

“Mesmo depois de deixar a atividade profissional, nunca deixou de colaborar na mesma área, promovendo diversas atividades na prossecução de um envelhecimento ativo, para ela e para os outros”, sublinhou o Presidente da República.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Cantor detido por suspeitas de crimes de cariz sexual tinha faltado a concerto nas Caldas

Não foi por faltar aos concertos marcados, como aconteceu em Laranjeira, nas Caldas da Rainha, no dia 13 de julho, que o cantor Miguel Bravo foi detido no passado sábado pela Polícia Judiciária, mas pelas suspeitas da prática de três crimes de abuso sexual de crianças e de três crimes de pornografia de menores agravados.

bravo

Carros alvo de vandalismo em parque de estacionamento

Cerca de duas dezenas de viaturas foram vandalizadas em dois dias da semana passada num parque de estacionamento público de Peniche, deixando os proprietários indignados e a exigirem que a Câmara instale um sistema de videovigilância e que a PSP intensifique os patrulhamentos.

vandalismo1

Ferido grave morreu no hospital

O homem que no passado dia 16 tinha sofrido ferimentos graves na sequência do despiste da scooter que conduzia junto à rotunda na Rua Leonel Sotto Mayor, na cidade das Caldas da Rainha, acabou por morrer no hospital.

morreu