Uma família teve de ser realojada na sequência de um incêndio na aldeia de Mosteiros, na freguesia de Vidais, nas Caldas da Rainha, que deixou nesta sexta-feira a sua residência inabitável, levando os moradores – um homem de 52 anos, e a companheira de nacionalidade suíça, de 53 anos, e a filha desta, de 16 anos – a serem assistidos no hospital por inalação de fumos.
O alerta para o incêndio foi dado pelas 05h24 da manhã, mobilizando para o local quinze operacionais e seis viaturas dos Bombeiros, Proteção Civil e GNR. As chamas foram apagadas pelos soldados da paz, que prestaram assistência às vítimas, com ferimentos ligeiros.
A Proteção Civil acionou de imediato a Zona de Concentração e de Apoio à População (ZCAP), na antiga escola primária de Ribeira de Crastos, na freguesia de Vidais, para acolher temporariamente a família.
“Tem capacidade para entre doze a vinte pessoas, servindo para situações de realojamento de vítimas de catástrofes, desde incêndios a acidentes, entre outros, dispondo dos serviços básicos – camaratas, sanitários, cozinha, alimentação, tv e internet, podendo inclusive acolher animais de companhia nestas horas difíceis – e terá também um psicólogo”, relatou Gui Caldas, coordenador da Proteção Civil Municipal das Caldas da Rainha.
É ali que a família vai permanecer, pelo menos durante 48 horas, até serem apuradas em pormenor as possibilidades de recuperação da casa, cujo interior ficou destruído pelas chamas. O serviço de Ação Social da Câmara Municipal vai avaliar as condições socioeconómicas da família para verificar a necessidade de soluções a mais longo prazo. O acompanhamento da Proteção Civil é complementado com a ajuda da Cruz Vermelha.
Esta é uma das ZCAP preparadas pelo município das Caldas da Rainha, sendo a outra na antiga escola das Mestras, na freguesia de Carvalhal Benfeito, com capacidade máxima de trinta pessoas, onde no dia 3 de março, pelas 11 horas, haverá um simulacro, no âmbito da semana de atividades dedicada à proteção civil.
Em relação ao incêndio ocorrido nesta sexta-feira, as causas estão a ser investigadas pela Polícia Judiciária.
Neste mesmo dia, pelas 14h07, foi dado alerta para outro incêndio em Vidais, desta vez em área agrícola, combatido pelos bombeiros durante cerca de hora e meia.
0 Comentários