Q

Previsão do tempo

26° C
  • Friday 28° C
  • Saturday 26° C
  • Sunday 22° C
27° C
  • Friday 29° C
  • Saturday 27° C
  • Sunday 23° C
29° C
  • Friday 32° C
  • Saturday 29° C
  • Sunday 24° C

Família realojada pela Proteção Civil devido a incêndio em casa em Mosteiros

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Uma família teve de ser realojada na sequência de um incêndio na aldeia de Mosteiros, na freguesia de Vidais, nas Caldas da Rainha, que deixou nesta sexta-feira a sua residência inabitável, levando os moradores – um homem de 52 anos, e a companheira de nacionalidade suíça, de 53 anos, e a filha desta, de 16 anos – a serem assistidos no hospital por inalação de fumos.
Proteção Civil realojou família na antiga escola primária de Ribeira de Crastos

Uma família teve de ser realojada na sequência de um incêndio na aldeia de Mosteiros, na freguesia de Vidais, nas Caldas da Rainha, que deixou nesta sexta-feira a sua residência inabitável, levando os moradores – um homem de 52 anos, e a companheira de nacionalidade suíça, de 53 anos, e a filha desta, de 16 anos – a serem assistidos no hospital por inalação de fumos.

O alerta para o incêndio foi dado pelas 05h24 da manhã, mobilizando para o local quinze operacionais e seis viaturas dos Bombeiros, Proteção Civil e GNR. As chamas foram apagadas pelos soldados da paz, que prestaram assistência às vítimas, com ferimentos ligeiros.

A Proteção Civil acionou de imediato a Zona de Concentração e de Apoio à População (ZCAP), na antiga escola primária de Ribeira de Crastos, na freguesia de Vidais, para acolher temporariamente a família.

“Tem capacidade para entre doze a vinte pessoas, servindo para situações de realojamento de vítimas de catástrofes, desde incêndios a acidentes, entre outros, dispondo dos serviços básicos – camaratas, sanitários, cozinha, alimentação, tv e internet, podendo inclusive acolher animais de companhia nestas horas difíceis – e terá também um psicólogo”, relatou Gui Caldas, coordenador da Proteção Civil Municipal das Caldas da Rainha.

É ali que a família vai permanecer, pelo menos durante 48 horas, até serem apuradas em pormenor as possibilidades de recuperação da casa, cujo interior ficou destruído pelas chamas. O serviço de Ação Social da Câmara Municipal vai avaliar as condições socioeconómicas da família para verificar a necessidade de soluções a mais longo prazo. O acompanhamento da Proteção Civil é complementado com a ajuda da Cruz Vermelha.

Esta é uma das ZCAP preparadas pelo município das Caldas da Rainha, sendo a outra na antiga escola das Mestras, na freguesia de Carvalhal Benfeito, com capacidade máxima de trinta pessoas, onde no dia 3 de março, pelas 11 horas, haverá um simulacro, no âmbito da semana de atividades dedicada à proteção civil.

Em relação ao incêndio ocorrido nesta sexta-feira, as causas estão a ser investigadas pela Polícia Judiciária.

Neste mesmo dia, pelas 14h07, foi dado alerta para outro incêndio em Vidais, desta vez em área agrícola, combatido pelos bombeiros durante cerca de hora e meia.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Suspeito de esfaqueamento detido pela Judiciária

Um homem de 24 anos que tentou matar outro com uma faca, no ano passado em Rio Maior, foi detido no dia 24 de maio pelo Departamento de Investigação Criminal de Leiria da Polícia Judiciária em Ferrel, no concelho de Peniche.

pj

João Almeida com Covid-19 desiste do Giro d’Italia

A 18ª etapa do Giro d’Italia, nesta quinta-feira, fica marcada pela ausência do ciclista caldense João Almeida, que acusou positivo à Covid-19, sendo assim forçado a abandonar a prova, quando ocupava o quarto lugar, a 1 minuto e 54 segundos do líder e a 49 segundos do pódio.

almeida 3

Aluna caldense “Embaixadora UC à Frente” 

A caldense Beatriz Lopes, estudante do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas na Universidade de Coimbra, recebeu o prémio “UC à Frente”, atribuído pela Reitoria da Universidade de Coimbra (UC).

premio 1