Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 13° C
14° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 13° C
14° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 14° C

Plano Nacional de Leitura recomenda dois livros de Rui Correia

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Foi divulgada a nova lista dos livros recomendados pelo Plano Nacional de Leitura, que integra duas obras do professor caldense Rui Correia -  "Cá Dentro: O Lugar da Escola nos Nossos Miúdos" e "Salazar em New Bedford".

Foi divulgada a nova lista dos livros recomendados pelo Plano Nacional de Leitura, que integra duas obras do professor caldense Rui Correia –  “Cá Dentro: O Lugar da Escola nos Nossos Miúdos” e “Salazar em New Bedford”.

“A ideia de integrar e poder engrandecer o belíssimo catálogo da editora Guerra e Paz com o que vou pensando e escrevendo enche-me de contentamento”, manifestou o autor.

Rui Correia é professor de história, vencedor do Global Teacher Prize Portugal 2019. Conferencista, editor e autor de diversos estudos de história, património e didática da história, desempenhou funções no Conselho Executivo da Escola Básica Integrada de Santo Onofre, nas Caldas da Rainha, foi external expert em educação para a Comissão Europeia e vereador da Câmara Municipal das Caldas da Rainha.

Em “Cá Dentro: O Lugar da Escola nos Nossos Miúdos”, o professor debruça-se sobre a proximidade na educação. “De como nos darmos aos nossos miúdos e da serventia, tão lunar quanto luminosa, que a escola traz para as suas vidas. O lugar que ela ocupa neles. De como a vida toda é sempre a melhor encarregada de educação”, refere.

Quanto a “Salazar em New Bedford”, recua aos anos trinta do século XX, quando Portugal e toda a imprensa portuguesa viviam sob uma rigorosa censura. Enquanto isso, nos Estados Unidos da América, um jornal quotidiano em língua portuguesa publicado em New Bedford, Massachusetts, expressava a sua fidelidade à liberdade de expressão.

Distante de Portugal, mas nunca arredio, acolheu nas suas páginas as opiniões e as causas de todo o espectro político luso-americano. Ali pode ler-se o que monárquicos, republicanos, socialistas, liberais e fascistas sentiram e escreveram, livremente, sobre Portugal.

Salazar é, neste diário de New Bedford, o grande protagonista.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Cortejo de oferendas rendeu mais de 148 mil euros aos bombeiros

A população das Caldas da Rainha ofereceu aos bombeiros um donativo de quase 150 mil euros. O montante vai ajudar as despesas da corporação, que sofreram um agravamento devido ao aumento dos custos. O cortejo de oferendas da Associação Humanitária dos Bombeiros...

bombeiros1

Jogo de futsal interrompido por “episódio de violência”

O jogo de futsal do escalão de juvenis “b” entre o Peniche Amigos Clube (PAC) e a Associação Desportiva de Óbidos, realizado na tarde do passado dia 27, no Pavilhão da EB 2,3 D. Luís de Ataíde, em Peniche, não chegou ao fim, devido ao comportamento agressivo de um jogador, o que levou a dupla de árbitros a entender não existirem condições para prosseguir o jogo e disputar-se o último minuto que faltava.

pac

Acordo permite alargar horário de 18 creches

Acordos de financiamento assinados no passado dia 29 pelo Centro Distrital de Segurança Social de Leiria vão permitir alargar o horário de funcionamento das creches geridas por dezoito Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), sete do concelho das Caldas da Rainha, sete de Peniche, três de Óbidos e uma do Bombarral.

creche