Q

Previsão do tempo

13° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 16° C
13° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 16° C
13° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C

Plano Nacional de Leitura recomenda dois livros de Rui Correia

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Foi divulgada a nova lista dos livros recomendados pelo Plano Nacional de Leitura, que integra duas obras do professor caldense Rui Correia -  "Cá Dentro: O Lugar da Escola nos Nossos Miúdos" e "Salazar em New Bedford".

Foi divulgada a nova lista dos livros recomendados pelo Plano Nacional de Leitura, que integra duas obras do professor caldense Rui Correia –  “Cá Dentro: O Lugar da Escola nos Nossos Miúdos” e “Salazar em New Bedford”.

“A ideia de integrar e poder engrandecer o belíssimo catálogo da editora Guerra e Paz com o que vou pensando e escrevendo enche-me de contentamento”, manifestou o autor.

Rui Correia é professor de história, vencedor do Global Teacher Prize Portugal 2019. Conferencista, editor e autor de diversos estudos de história, património e didática da história, desempenhou funções no Conselho Executivo da Escola Básica Integrada de Santo Onofre, nas Caldas da Rainha, foi external expert em educação para a Comissão Europeia e vereador da Câmara Municipal das Caldas da Rainha.

Em “Cá Dentro: O Lugar da Escola nos Nossos Miúdos”, o professor debruça-se sobre a proximidade na educação. “De como nos darmos aos nossos miúdos e da serventia, tão lunar quanto luminosa, que a escola traz para as suas vidas. O lugar que ela ocupa neles. De como a vida toda é sempre a melhor encarregada de educação”, refere.

Quanto a “Salazar em New Bedford”, recua aos anos trinta do século XX, quando Portugal e toda a imprensa portuguesa viviam sob uma rigorosa censura. Enquanto isso, nos Estados Unidos da América, um jornal quotidiano em língua portuguesa publicado em New Bedford, Massachusetts, expressava a sua fidelidade à liberdade de expressão.

Distante de Portugal, mas nunca arredio, acolheu nas suas páginas as opiniões e as causas de todo o espectro político luso-americano. Ali pode ler-se o que monárquicos, republicanos, socialistas, liberais e fascistas sentiram e escreveram, livremente, sobre Portugal.

Salazar é, neste diário de New Bedford, o grande protagonista.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Pais de Santa Catarina querem melhores condições de atração à escola  

A necessidade de intervenção num estabelecimento de ensino com 30 anos e sem nenhuma obra de fundo ao longo dos mesmos, bem como os problemas das vias de comunicação e dos transportes de alunos, docentes e assistentes operacionais, como fatores que prejudicam a mobilidade e a aproximação acessível, foram sublinhados num momento de partilha e convívio com o objetivo de analisar o presente e promover o futuro, promovido no passado dia 14 pela Comissão de Pais de Santa Catarina.

catarina 1

Campeonatos regionais de veteranos em ténis

Decorreram entre 19 e 22 de abril os campeonatos regionais de veteranos em ténis, tendo o Clube de Ténis das Caldas da Rainha estado representado pelos atletas +40 - Alberto Pereira, Filipe Rebelo, Luís Faustino, Márcio Inácio, Pedro Maia e Ricardo Canhão, +50 - João Correia, Marco Mendes Gomes, Miguel Silva e Rui Silva, e +60 - Rui Fanha.

tenis 3