Q

Previsão do tempo

10° C
  • Thursday 13° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 11° C
10° C
  • Thursday 13° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 12° C
11° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 11° C

Plano Nacional de Leitura recomenda dois livros de Rui Correia

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Foi divulgada a nova lista dos livros recomendados pelo Plano Nacional de Leitura, que integra duas obras do professor caldense Rui Correia -  "Cá Dentro: O Lugar da Escola nos Nossos Miúdos" e "Salazar em New Bedford".

Foi divulgada a nova lista dos livros recomendados pelo Plano Nacional de Leitura, que integra duas obras do professor caldense Rui Correia –  “Cá Dentro: O Lugar da Escola nos Nossos Miúdos” e “Salazar em New Bedford”.

“A ideia de integrar e poder engrandecer o belíssimo catálogo da editora Guerra e Paz com o que vou pensando e escrevendo enche-me de contentamento”, manifestou o autor.

Rui Correia é professor de história, vencedor do Global Teacher Prize Portugal 2019. Conferencista, editor e autor de diversos estudos de história, património e didática da história, desempenhou funções no Conselho Executivo da Escola Básica Integrada de Santo Onofre, nas Caldas da Rainha, foi external expert em educação para a Comissão Europeia e vereador da Câmara Municipal das Caldas da Rainha.

Em “Cá Dentro: O Lugar da Escola nos Nossos Miúdos”, o professor debruça-se sobre a proximidade na educação. “De como nos darmos aos nossos miúdos e da serventia, tão lunar quanto luminosa, que a escola traz para as suas vidas. O lugar que ela ocupa neles. De como a vida toda é sempre a melhor encarregada de educação”, refere.

Quanto a “Salazar em New Bedford”, recua aos anos trinta do século XX, quando Portugal e toda a imprensa portuguesa viviam sob uma rigorosa censura. Enquanto isso, nos Estados Unidos da América, um jornal quotidiano em língua portuguesa publicado em New Bedford, Massachusetts, expressava a sua fidelidade à liberdade de expressão.

Distante de Portugal, mas nunca arredio, acolheu nas suas páginas as opiniões e as causas de todo o espectro político luso-americano. Ali pode ler-se o que monárquicos, republicanos, socialistas, liberais e fascistas sentiram e escreveram, livremente, sobre Portugal.

Salazar é, neste diário de New Bedford, o grande protagonista.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Centro Hospitalar do Oeste esclarece funcionamento da Urgência nas Caldas

O Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) informou que a obra de remodelação e ampliação do Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica da Unidade de Caldas da Rainha “encontra-se concluída, conforme já anteriormente noticiado, e complementarmente, o mesmo serviço encontra-se em funcionamento, o que nunca deixou de acontecer, mesmo aquando do período de execução da obra, com a diferença de, presentemente, fruto da remodelação, as condições de funcionamento são incomparavelmente melhores quer para utentes como para profissionais”.

vm 2