O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência é assinalado a 3 de dezembro. Nas Caldas da Rainha, o Centro de Educação Especial Rainha D. Leonor (CEERDL) é uma organização com diferenciados atendimentos que pretende responder às necessidades destes cidadãos com maior vulnerabilidade, facilitando o seu acesso a serviços e apoios específicos, e promovendo as suas condições de autonomia, de integração e participação social.
Neste dia o CEERDL mantém a missão de consciencializar alguns, relembrar outros e dizer a todos que aqueles que têm uma “qualquer dificuldade, de natureza física, intelectual, de desenvolvimento e/ou psicológica são pessoas que têm também contributos a dar à sua comunidade na construção de uma sociedade mais igualitária e solidária”.
Tendo a possibilidade de assinalar este dia com todos os leitores do Jornal das Caldas, a presidente da direção da instituição, Ana Domingos, elogiou todas as empresas e entidades “que connosco têm percorrido na ocupação, formação e emprego das pessoas que apoiamos, tornando a nossa comunidade mais aberta à diferença e mais inclusiva”.
A responsável destacou exemplos de empresas, que no âmbito da sua responsabilidade social colaboram diariamente na reabilitação e habilitação de pessoas que frequentam o CEERDL, a partir da aquisição de “Trabalho à Tarefa”, como o Grupo Barros & Moreira, parceiro da instituição no Fórum Sócio Ocupacional e a empresa Nicolau & Rosa, parceira no Centro de Atividades para a Capacitação e Inclusão (CACI).
Segundo Ana Domingos, o “trabalho é realizado nas instalações do CEERDL e o volume de trabalho/unidades é mensalmente acordado com estas empresas, traduzindo-se no embalamento de material/peças por género e quantidade”. “Estes produtos são posteriormente comercializados pelas empresas estando assim disponíveis no mercado de ferragens, bricolage e equipamento sanitário”, explicou.
Este “Trabalho à Tarefa”, em ambiente ocupacional, “possibilita treinos de motricidade fina, aumentar ritmos de execução e promove competências de trabalho em equipa, concentração, capacidade de decisão e de autonomia”. Por sua vez, os clientes têm alcançado “satisfação individual e coletiva pelo cumprimento de prazos e qualidade de um trabalho final que entra em circuito comercial”.
Entre o CEERDL e estas empresas está estabelecida uma parceria que concilia a “vertente competitiva, a inovação e as práticas focadas no bem comum e na redução da estigmatização social pelo reconhecimento do potencial de trabalho das pessoas com alguma incapacidade”.
0 Comentários