Q

Previsão do tempo

19° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 25° C
  • Wednesday 27° C
19° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 26° C
  • Wednesday 27° C
19° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 28° C
  • Wednesday 30° C

“Trabalho à Tarefa” do CEERDL integra pessoas com alguma incapacidade

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência é assinalado a 3 de dezembro. Nas Caldas da Rainha, o Centro de Educação Especial Rainha D. Leonor (CEERDL) é uma organização com diferenciados atendimentos que pretende responder às necessidades destes cidadãos com maior vulnerabilidade, facilitando o seu acesso a serviços e apoios específicos, e promovendo as suas condições de autonomia, de integração e participação social.
O trabalho é realizado nas instalações do CEERDL

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência é assinalado a 3 de dezembro. Nas Caldas da Rainha, o Centro de Educação Especial Rainha D. Leonor (CEERDL) é uma organização com diferenciados atendimentos que pretende responder às necessidades destes cidadãos com maior vulnerabilidade, facilitando o seu acesso a serviços e apoios específicos, e promovendo as suas condições de autonomia, de integração e participação social.

Neste dia o CEERDL mantém a missão de consciencializar alguns, relembrar outros e dizer a todos que aqueles que têm uma “qualquer dificuldade, de natureza física, intelectual, de desenvolvimento e/ou psicológica são pessoas que têm também contributos a dar à sua comunidade na construção de uma sociedade mais igualitária e solidária”.

Tendo a possibilidade de assinalar este dia com todos os leitores do Jornal das Caldas, a presidente da direção da instituição, Ana Domingos, elogiou todas as empresas e entidades “que connosco têm percorrido na ocupação, formação e emprego das pessoas que apoiamos, tornando a nossa comunidade mais aberta à diferença e mais inclusiva”.

A responsável destacou exemplos de empresas, que no âmbito da sua responsabilidade social colaboram diariamente na reabilitação e habilitação de pessoas que frequentam o CEERDL, a partir da aquisição de “Trabalho à Tarefa”, como o Grupo Barros & Moreira, parceiro da instituição no Fórum Sócio Ocupacional e a empresa Nicolau & Rosa, parceira no Centro de Atividades para a Capacitação e Inclusão (CACI).

Segundo Ana Domingos, o “trabalho é realizado nas instalações do CEERDL e o volume de trabalho/unidades é mensalmente acordado com estas empresas, traduzindo-se no embalamento de material/peças por género e quantidade”. “Estes produtos são posteriormente comercializados pelas empresas estando assim disponíveis no mercado de ferragens, bricolage e equipamento sanitário”, explicou. 

Este “Trabalho à Tarefa”, em ambiente ocupacional, “possibilita treinos de motricidade fina, aumentar ritmos de execução e promove competências de trabalho em equipa, concentração, capacidade de decisão e de autonomia”. Por sua vez, os clientes têm alcançado “satisfação individual e coletiva pelo cumprimento de prazos e qualidade de um trabalho final que entra em circuito comercial”.

Entre o CEERDL e estas empresas está estabelecida uma parceria que concilia a “vertente competitiva, a inovação e as práticas focadas no bem comum e na redução da estigmatização social pelo reconhecimento do potencial de trabalho das pessoas com alguma incapacidade”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

MVC incentiva uso de sacos de pano

Chamar a atenção para a produção e consumo excessivo de sacos de plástico, propondo-se alternativas ao uso do mesmo, levou a Associação MVC - Movimento Viver o Concelho a criar o projeto “Vai à praça? O melhor plano é usar o saco de pano”, com o intuito de estimular a utilização de sacos de pano no quotidiano.

mvc

Tetra Pak junta-se à ESAD.CR para projeto de reciclagem

“Giro das Embalagens” é uma campanha desenvolvida pela Tetra Pak (empresa multinacional de origem sueca, que fabrica embalagens para alimentos) em parceria com a ESAD.CR – Escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha, com o objetivo de sensibilizar e envolver toda a comunidade. Pretende-se que os consumidores, criadores, marcas e indústrias reconheçam o ecoponto amarelo como o ponto de partida de um processo de transformação do desperdício em novas matérias-primas que irão moldar o futuro da produção e do consumo.

tetra

Problemas da saúde transmitidos em audiência com secretária de estado  

A secretária de estado da saúde, Maria de Fátima Fonseca, transmitiu nesta sexta-feira ao presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Vitor Marques, que estão a ser tomadas várias medidas para reforçar a capacidade de recrutamento de médicos, um dos principais problemas que afetam o setor da saúde na região e no país.

secretaria