Foi lançado no passado dia o livro “A Alma dos vinhos de Lisboa”, que aborda a história da Região Demarcada de Lisboa, bem como o seu território, as suas quintas e os seus vinhos. Nesta obra, que foi promovida pela Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa constam a Adega Cooperativa da Vermelha, no Cadaval, a Companhia Agrícola do Sanguinhal, no Bombarral, e a Adega Cooperativa da Lourinhã.
O conteúdo, que está estruturado ao longo de 336 páginas, tem como intuito “celebrar os produtores e a região de Lisboa, que exporta mais de 80% do que produz, ao mesmo tempo que conquista cada vez maior visibilidade no panorama nacional”, sublinhou o presidente da Comissão Vitivinícola da Região (CVR) de Lisboa, Francisco Toscano Rico.
De acordo com o responsável, “a conceção deste livro em tempo de pandemia foi uma empreitada difícil, mas deu-nos um gozo imenso em fazê-lo”. “Com este lançamento queremos projetar ainda mais a marca do território dos vinhos da Região Demarcada de Lisboa e também o enoturismo”, explicou o presidente da CVR Lisboa, adiantando que “os vinhos de Lisboa atravessam um ciclo virtuoso com as suas vendas a duplicar nos últimos cinco anos”.
Já o antigo vereador da Câmara Municipal de Lisboa, José Sá Fernandes, disse que “é importante dar a conhecer o território como a diversidade de vinhos que ele oferece”.
André Teodoro, da CVR Lisboa, manifestou que “queremos que esta obra se torne um símbolo de inspiração e que mostre a alma dos vinhos desta região, com todas as particularidades e potencialidades”.
0 Comentários