A autarquia já entregou cerca de 6500 destas máscaras certificadas reutilizáveis junto de entidades e operacionais da “linha da frente” e de cidadãos que, pela sua vulnerabilidade e fragilidade (doentes crónicos, oncológicos, diabéticos, entre outros) estão mais expostos.
Em juntas de freguesia, IPSS, lares ou outras estruturas assistenciais têm sido distribuídas máscaras de proteção desde o dia 20 de março. Forças de segurança e de proteção Civil – GNR, PSP, Bombeiros – entidades públicas ou de serviço público, como a Autoridade Tributária ou os CTT – foram destinatários da distribuição de “kits oferta”, que incluem um folheto relativo a “normas e regras para a utilização e higienização da máscara de TNT reutilizável”.
No princípio eram cinco, hoje são 67 as voluntárias que se reúnem em torno do projeto de confeção das máscaras. O Município de Peniche adquire os materiais de confeção e, através dos seus serviços e colaboradores, tem-lhe cabido o papel de coordenação e logística. O corte de tecido tem vindo a ser executado nas escolas pelas auxiliares de ação educativa e outros profissionais que, na ausência de alunos, têm vindo a dar o seu préstimo nestas tarefas.
0 Comentários