Q

Previsão do tempo

14° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 19° C
15° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 20° C
16° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 24° C
  • Tuesday 21° C

Faleceu António Alfredo Aniceto

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Faleceu António Alfredo Aniceto, tinha 89 anos de idade, membro do Partido Comunista desde o 25 de Abril e durante vários anos membro da Comissão Concelhia das Caldas da Rainha do PCP.
António Alfredo Aniceto de 89 anos foi membro do PCP desde o 25 de Abril

Deixa-nos, hoje, o nosso camarada e amigo António Alfredo Aniceto, exemplo de cidadania de toda uma vida devotada à causa pública.

Homem de convicções, sempre sustentadas em valores firmes, atento e aberto ao mundo e ao diálogo, o seu dinamismo e virtude humana levou-o, como é sabido, a uma participação intensa e qualificada no Movimento Associativo, fosse nos Bombeiros Voluntários, no Montepio Rainha Dona Leonor, na Sociedade Columbófila Caldense, na Casa do Benfica ou no Caldas Sport Clube, que representou enquanto atleta nas modalidades de futebol e ténis de mesa e, posteriormente, como dirigente desportivo.

Em todos os propósitos onde se envolveu deixou marcas profundas de um trabalho profícuo orientado pela seriedade e pelo rigor, o que lhe granjeou um generalizado respeito e amizade.

A jornada luminosa e libertadora do 25 de Abril veio potenciar a sua participação cívica e política, numa luta que já vinha de trás, nas fileiras da Oposição Democrática e que teve expressão, desde logo, na militância quotidiana no seu partido, o Partido Comunista Português e nas inúmeras tarefas de responsabilidade que assumiu enquanto Vereador da Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Caldas da Rainha, candidato a deputado da Assembleia da República, membro da Assembleia Municipal e no executivo e na Assembleia da Junta de Freguesia de Nossa Senhora do Pópulo.

No momento que atravessamos, em que o nosso destino coletivo se joga com o aparecimento de forças retrogradas, fascistas, perante o que parece ser a indiferença de alguns e a resignação de outros, é útil e salutar ter em vista a têmpera ética e patriótica daqueles que, profundamente conhecedores da realidade, nunca sobrepuseram eventuais vantagens pessoais ao interesse coletivo, antes de tudo preocupados com a Comunidade e com o seu porvir, com uma vida de facto melhor e mais justa para todos.

Os documentos da História de Portugal falam-nos desses homens-bons, que pela sua honradez se destacavam na vida das cidades e com quem se podia aprender e seguir uma postura de grande dignidade. O António Alfredo foi, seguramente, um deles!

Vítor Fernandes, do PCP das Caldas da Rainha

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Bazar à Noite

Uma edição especial do Bazar à Noite, a propósito do Congresso Internacional de Cerâmica, tem lugar na Praça da Fruta, no dia 18 de setembro, entre as 17h00 e as 23h00.

19º aniversário da Fonte Santa

A Fonte Santa - Centro Social da Serra do Bouro celebra o 19º aniversário no dia 15 de setembro, com uma caminhada e almoço.