O workshop final do estudo desenvolvido na região Oeste decorreu no passado dia 14, no auditório da OesteCIM, nas Caldas da Rainha, culminando mais de sete meses do trabalho de campo que correspondeu a entrevistas e grupos focais incluindo a mais de 70 atores (produtoras e produtores, pequenas empresas agroalimentares, lideres do sector, técnicos e funcionários do governo) ligados à pequena agricultura familiar dos quatro produtos em estudo: ovos, pera, batata e uvas de vinho.
O workshop teve uma duração de três horas e contou com a participação de 17 pessoas vinculadas aos diferentes setores da cadeia alimentar da região incluindo a produção, a transformação, a distribuição, o consumo e a gestão. A sessão esteve organizada em duas fases: primeiro debateu-se a definição do termo “segurança alimentar”. Depois, foram exploradas as diferentes áreas de governança nas questões do sistema alimentar, com uma série de perguntas específicas para cada área.
Mediante atividades dinâmicas e discussões, a equipa da Universidade de Évora conseguiu consultar os atores sobre questões de governança, regulamentações e políticas que dificultam ou facilitam a existência e desenvolvimento da pequena agricultura e das pequenas empresas do setor alimentar, e ao mesmo tempo validar os resultados da análise quantitativa e qualitativa realizada na região nos últimos sete meses.
Para dar fim ao evento, os participantes deslocaram-se ao Restaurante Leef, nas Caldas da Rainha, para desfrutar de produtos frescos, locais e saudáveis e continuar a discussão sobre o sistema alimentar na região Oeste.
Os passos a seguir depois da conclusão bem-sucedida deste workshop incluem o desenvolvimento de outros eventos similares e de plataformas para continuar o debate sobre as questões da pequena agricultura e sistema alimentar local.
0 Comentários