Q

Previsão do tempo

11° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
10° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
11° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C

Corrida P’la pela Vida apoia Liga Portuguesa Contra o Cancro

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A União das Freguesias de Caldas da Rainha – Nossa Senhora do Pópulo, Coto e S. Gregório vai levar a efeito no dia 8 de dezembro, pelas 18h30, a 9ª edição da Prova de Atletismo Corrida P’la Vida, este ano, a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC).
Amaro Correia, do La Vie, Vítor Marques, presidente da União das Freguesias de Caldas da Rainha – Nossa Senhora do Pópulo, Coto e S. Gregório, Tinta Ferreira, presidente da Câmara, Vítor Melquíades, adjunto da direção da Liga Portuguesa Contra o Cancro, e Vasco Soares, da Lxqb – Seguros

Foi em dezembro de 2010 que a Junta de Freguesia deu início a este evento, integrado num projeto de sensibilidade social, desportiva e turística da cidade das Caldas da Rainha. Já estão inscritos cerca de 200 participantes, mas a organização espera uma adesão de 600. As inscrições continuam abertas no site laptogo.com, havendo a vertente de caminhada e de corrida.

O padrinho é o triatleta caldense João Pereira, que se sagrou duas vezes campeão europeu, e a madrinha, a também caldense Teresa Ramalho Conceição, campeã nacional de ultra-trail F55.

Este ano irá decorrer pela primeira vez a Gala da LPCC, também organizada pela União das Freguesias, que decorrerá no CCC no dia 23 de novembro. A entrada tem o custo de três euros e terá como atuações principais, a cantora caldense Rebeca e a Banda de União Filarmónica de A-da-Gorda.

Na apresentação do evento, que decorreu na passada quinta-feira, na sede da Junta, Vítor Marques, presidente da União de Freguesias, disse que o objetivo é “replicar a gala nos próximos anos”.

Como a Gala apoia este ano a LPCC, a União das Freguesias irá prestar um reconhecimento aos profissionais de saúde que estão ligados ao serviço de Oncologia do Centro Hospitalar do Oeste, unidade das Caldas.

Os patrocinadores da iniciativa, Amaro Correia, do La Vie, e Vasco Soares, da Lxqb – Seguros, marcaram presença na apresentação, destacando a importância do evento no contexto solidário.

Vítor Melquíades, adjunto da direção da LPCC, agradeceu o apoio, lembrando que também esta organização tem algumas dificuldades e “nós vivemos exclusivamente da generosidade das comunidades e todos os recursos financeiros que chegam até nós são bem-vindos e ajudam a cumprir a nossa missão”. A LPCC faz rastreios e apoia cerca de 5 mil doentes, mas depende dos peditórios para poder realizar as suas atividades.

O responsável referiu que as atividades da LPCC giram à volta de quatro eixos: apoio direto ao doente oncológico, sobretudo aos mais desfavorecidos, prevenção primária na sensibilização das pessoas a terem hábitos saudáveis, prevenção secundária com rastreios do cancro na mama e ações de diagnóstico precoce do cancro da pele.

Vítor Melquíades lançou o repto ao presidente da União de Freguesias para junto da comunidade das Caldas da Rainha arranjar pessoas que estejam motivadas para criar uma delegação local da LPCC, porque no Oeste só há uma delegação, que é em Peniche.

O presidente da Câmara das Caldas, Tinta Ferreira, sublinhou que a Corrida P’la pela Vida é uma iniciativa que a autarquia continua a apoiar porque se enquadra naquilo que defende em prol da comunidade e na componente desportiva. “Esta corrida tem dado o seu contributo não só aos caldenses que gostam de correr como aos atletas de fora do concelho que trazem muitas pessoas à cidade numa altura que as Caldas está muito forte no ponto de vista comercial”, frisou.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

1º Torregri de Cadetes nas Piscinas Municipais

Teve lugar a 14 de dezembro, nas piscinas municipais das Caldas da Rainha, o 1º Torregri de Cadetes, que contou com a participação de 163 atletas, representando 12 equipas da região.

TORREGRI

Novo Passe M no Oeste vai permitir mobilidade gratuita entre os municípios

A partir de 1 de janeiro estará disponível o novo Passe M, uma iniciativa inovadora criada pela Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM) com o objetivo de promover a mobilidade para todos. O Oeste torna-se “a primeira região do país a implementar a gratuitidade dos transportes no modelo intermunicipal, uma solução que reforça o compromisso com a mobilidade universal, tornando-a mais sustentável, tendencialmente gratuita e orientada para as pessoas”.

passe