Esta situação ocorre numa altura em que está em montagem o estaleiro de suporte à empreitada de dragagem de 650 mil metros cúbicos de areia da Lagoa.
“As dragas só deverão começar a retirar areia dentro de quinze dias a três semanas, porque é necessário montar primeiro toda a estrutura”, disse à Lusa Fernando Sousa, presidente da Junta de Freguesia da Foz do Arelho.
A obra de abertura e aprofundamento dos canais da Zona Inferior da lagoa de Óbidos, adjudicada pela Agência Portuguesa de Ambiente (APA) à firma Irmãos Cavaco, SA por 3.497.037,77 milhões de euros (a que acresce um milhão de euros de IVA), terá uma duração de nove meses.
Os dragados serão depositados no cordão dunar litoral e será feita a plantação de estorno para estabilização biológica e fixação das areias nos cordões dunares norte e sul.
Num ofício enviado às autarquias ribeirinhas de Óbidos e das Caldas da Rainha, a APA sublinhou que, pelo facto de a intervenção decorrer durante a época balnear, “irão surgir condicionalismos na utilização da praia”, sobretudo na zona central da praia da Foz do Arelho, onde haverá “ movimentação de embarcações em zona imersa” e de máquinas no areal.
0 Comentários