O ponto alto do programa das comemorações é a sessão solene, que se realiza pelas 11h30, e onde serão feitas as condecorações aos bombeiros voluntários de Óbidos e a bênção de novos veículos.
O programa é o seguinte: 09h00 – Hastear das Bandeiras; 09h30 – Romagem ao Cemitério; 10h00 – Missa de homenagem aos bombeiros falecidos (Igreja de Santa Maria); 11h15 – Receção às entidades e convidados; 11h30 – Sessão Solene – Condecorações e Promoções – Bênção dos novos veículos; 13h00 – Desfile apeado e motorizado; 13h30 – Almoço de confraternização; 15h00 – Animação e convívio para adultos e crianças.
O Corpo de Bombeiros de Óbidos foi fundado no dia 1 de abril de 1927 por três obidenses – Severo Batista Cruz de Morais, Frederico João Amorim Garcia e Francisco José Ferreira de Morais, o primeiro presidente da direção e comandante, o segundo tesoureiro e o terceiro secretário, respetivamente, tomando o nome de Bombeiros Voluntários Obidenses.
A corporação foi profundamente remodelada e reorganizada em abril de 1938, sob a presidência e comando de José Cecílio de Magalhães Mexia Costa, tomando a designação de Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Concelho de Óbidos.
Teve o seu primeiro quartel construído de raiz em 1977, nos Arrifes, inaugurado no dia 3 de abril desse ano. O atual quartel-sede foi inaugurado no dia 6 de maio de 2006 e situa-se no Senhor da Pedra, junto ao Santuário com o mesmo nome.
0 Comentários