Q

Previsão do tempo

9° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
9° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
9° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C

Apresentado livro “Contos e Tradições nas quatro estações”

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O escritor bombarralense Delmar de Carvalho apresentou no passado dia 19 o seu mais recente livro, intitulado “Contos e Tradições nas Quatro Estações”, numa edição da Chiado Editora. O lançamento da obra teve lugar no Teatro Eduardo Brazão e coube a Fernando Pascoal, da direção da União Cultural e Recreativa do Bombarral, falar um pouco sobre o escritor, destacando o reconhecimento de que Delmar de Carvalho tem sido alvo a nível nacional e internacional, como demonstra o facto de ter o seu nome numa rua em Pedrógão Grande, de ter sido considerado o Rosacruciano do Ano no Brasil ou da sua obra “5ª Via rumo à Cidade da Rosa” estar a ser adaptada para teatro na Colômbia.
A apresentação contou com a tradição da descamisada do milho

obra, que esteve a cargo da socióloga Marya Medvid, autora do prefácio do livro.

Nos vários contos, o autor apresenta-nos as festas e tradições que se destacam nas várias estações do ano, numa viagem que passa não só por Portugal, mas também pela Ucrânia, terra natal de Marya Medvid, pela Rússia, pelo continente africano, entre outras paragens.

Delmar de Carvalho teceu algumas considerações sobre o seu livro, o qual afirma conter uma mensagem de esperança para “ultrapassarmos este período mau que o país atravessa, um período em que as pessoas se encontram numa depressão profunda”.

A segunda parte da apresentação do livro esteve a cargo do grupo de teatro amador “Os Lendários”, da Delgada, a quem Delmar de Carvalho lançou o desafio de representar no palco do Teatro Eduardo Brazão o conto “A descamisada e o milho rei”.

A tarefa de descamisar o milho contava habitualmente com a participação de toda a comunidade local e era sempre um momento de grande festa e muita animação que se prolongava pela noite dentro.

Segundo a tradição, sempre que alguém encontrava uma espiga vermelha, o milho rei, a festa subia de tom, pois esta era a única oportunidade que rapazes e raparigas tinham para trocar um abraço ou um beijo.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

ESTM celebrou protocolo com Niterói

A Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche (ESTM) celebrou um protocolo de cooperação com a prefeitura de Niterói (Brasil) para o desenvolvimento de iniciativas conjuntas em torno da economia azul.

Protocolo ESTM IPLeiria Prefeitura de Niteroi 01

Incêndio desaloja casal de idosos

Um casal de idosos teve de ser realojado numa residencial de São Martinho do Porto depois do incêndio ocorrido na noite de 11 de dezembro na pequena habitação onde residia, em frente a um stand de automóveis na EN8, na estrada entre Tornada e Vale de Maceira.

incendio 1