Q

Previsão do tempo

12° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
12° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
9° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
EDITORIAL

O último dia de Todos os Santos

Clara Bernardino

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A tradição já não é o que era. Já poucas crianças vão ao “Pão por Deus”, ou ao “Bolinho, bolinhó” ou “Santorum”, conforme a região do nosso país. As tradições da nossa cultura foram esquecidas e trocadas pelo “Dia das Bruxas”, que é uma espécie de Carnaval antecipado e cuja origem nada tem a ver connosco.

Também, não é para admirar que este seja o último dia de “Todos os Santos”… até porque nem todos os santos juntos nos podem valer, num país em que as pessoas passam uma vida inteira a descontar para a segurança social e, no momento em que mais precisam, ninguém lhes acode. E como “santos ao pé da porta não fazem milagres”, todos os governos, que têm passado por S. Bento depois da revolução dos cravos, estão sempre à espera da caixa das esmolas da Europa que já está cansada de dar sempre para o mesmo peditório.

Quem sabe se este não foi o último dia de Todos os Santos, comemorado por nós, por estes estarem de greve com a quantidade de milagres que todos os portugueses devem pedir todos os dias…

Talvez implementem, de vez, o Dia das Bruxas. Se isto tudo que nos está a acontecer, já lá não vai com santos, pode ser que mude com pozinhos de perlimpimpim, unguentos e defumadouros. Só um grande feitiço ou um grande milagre poderiam pôr os nossos governantes no bom caminho.

Mas se os santos nada tem conseguido, não creio que as bruxinhas importadas da América nos possam acudir… Elas andam por lá em “papos de aranha” com furacões e eleições, que bem vistas as coisas, são quase o mesmo…

Esperemos que tudo se vá recompondo e nenhum santo caia do altar, porque, se é verdade que “quanto mais alto se sobe, maior é a queda”, imaginem só o trambolhão que aqueles que nos sobem os impostos e nos cortam nos salários hão de dar em S. Bento…

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

A diferença injustificável

Segundo o “Barómetro do Diferencial Remuneratório entre Homens e Mulheres” (DRHM), em Portugal, a diferença tem-se agravando em desfavor das mulheres, nas faixas etárias mais elevadas e no nível de escolaridade superior. Este estudo foi elaborado pelo “Observatório Género, Trabalho e Poder”, recém-criado pelo ISEG — Lisbon School of Economics & Management da Universidade de Lisboa —, dirigido pela investigadora Sara Falcão Casaca.

Novo Passe M no Oeste vai permitir mobilidade gratuita entre os municípios

A partir de 1 de janeiro estará disponível o novo Passe M, uma iniciativa inovadora criada pela Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM) com o objetivo de promover a mobilidade para todos. O Oeste torna-se “a primeira região do país a implementar a gratuitidade dos transportes no modelo intermunicipal, uma solução que reforça o compromisso com a mobilidade universal, tornando-a mais sustentável, tendencialmente gratuita e orientada para as pessoas”.

passe

Lixo no chão na Praça 5 de Outubro

Moradores e comerciantes na Praça 5 de Outubro, nas Caldas da Rainha, têm-se queixado de que o lixo é deixado no chão, seja por desleixo das pessoas ou por os ecopontos estarem completamente cheios dias seguidos.

lixo