Q

Previsão do tempo

14° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 15° C
14° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 15° C
15° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 15° C

Velejador solitário passa por S. Martinho do Porto

Jaime Feijão

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Há por vezes histórias curiosas e esta é uma delas. Depois de, no dia 20, passarmos um pouco numa esplanada de praia a ler uma revista onde vem um artigo sobre um velejador solitário que anda a circundar a Europa, quando nos levantamos, vamos para a praia e damos de caras com esse mesmo velejador. Chama-se Andreas Gabriel, tem 43 anos, saiu de casa na Alemanha há 9 meses e meio e já percorreu cerca de 5.700 milhas no mar.
Andreas Gabriel, o velejador solitário

Em entrevista exclusiva ao JORNAL DAS CALDAS contou que tudo começou com uma brincadeira com os seus filhos de 14 e 16 anos, quando construiu uma bicicleta de três rodas para andar na água e foi da Dinamarca à Alemanha sem recurso a dinheiro nem cartões de crédito, tendo contado sempre com a ajuda dos locais dos portos por onde ia passando. Depois disso decidiu que iria fazer uma volta à Europa num pequeno “cayak-maran” construído por si com duas canoas unidas por uma estrutura rudimentar, com dois mastros com velas e um pequeno motor auxiliar, não lhe faltando bússola, GPS e cartas de navegação. A família deu-lhe apoio, ficando a tomar conta do pequeno negócio de construção que detêm e assim fez-se ao mar a partir da sua cidade natal, Hamburgo, e de onde navega, apenas de dia, não arriscando quando o tempo não está de feição e fazendo sempre ligações curtas.

Depois de lhe mostrarmos a revista com o artigo sobre si, que ainda não conhecia e que fotografou porque não adiantaria levá-la pois molhar-se-ia certamente, dispôs-se a responder a algumas perguntas e começámos por lhe perguntar o que o move a fazer isto, ao que respondeu de forma objetiva “a aventura, claro, mas também porque a vida é cheia de obrigatoriedades e as pessoas passam a vida numa linha sem poderem desviar-se e com isto quis mostrar que só se vive uma vez e que temos que desfrutar de cada dia”.

Pedimos-lhe que elegesse o pior momento até agora, que “foi ao percorrer apenas 12 milhas para chegar a Tarifa (Espanha) onde, a meio do percurso os ventos mudaram e tornaram-se mais fortes, rasgaram as velas e obrigando-me a fazer oito milhas sem velas”.

Sobre o facto do verão estar a acabar e ele, dirigindo-se para norte e consequentemente os perigos poderem ser maiores, explicou-nos que “não me sinto obrigado a terminar a viagem de seguida. Posso interrompê-la agora no final do verão e retomar no próximo ano, evitando assim as tempestades no Golfo da Biscaia e Canal da Mancha”.

Provando que não é difícil encontrar guarida, no final da nossa entrevista, alguém que esteve sempre atento, ofereceu-lhe jantar e dormida na sua casa, o que o deixou radiante e que, de pronto, aceitou. Disse-nos ainda que também tem conseguido gasolina para o seu motor sem grande dificuldade.

No dia seguinte, como o tempo se mostrou calmo e de feição a poder continuar a sua viagem, este lobo-do-mar aí estava na praia, pronto para pôr o seu “barco” na água sob o olhar atento de muitas pessoas que não eram só mirones, pois todos se prestaram a ajudar a levar a embarcação para a água, de tal forma que Andreas parou para tirar uma foto para sua recordação de viagem e para agradecer num bom português com um sonoro “obrigado” e seguindo então com o seu lema “Sailing for good thoughts”, que poderá ser traduzido para “Navegando por boas razões”.

Na praia alguém ficou a dizer que ele se parecia com o Robinson Crusoe, por causa da barba de nove meses, e muitos amantes do mar e das velas, certamente, invejando a sua coragem, desejanram poder fazer o mesmo.

Para estes, resta esperar que saia o livro que contará as histórias que foi registando ao longo destes meses e que nesse conste a fotografia que levou de S. Martinho e onde todos acenam, despedindo-se dele.

Para quem quiser continuar a seguir a sua viagem pode aceder ao site www.der-mit-dem-wind-faehrt.de.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Incêndio desaloja casal de idosos

Um casal de idosos teve de ser realojado numa residencial de São Martinho do Porto depois do incêndio ocorrido na noite de 11 de dezembro na pequena habitação onde residia, em frente a um stand de automóveis na EN8, na estrada entre Tornada e Vale de Maceira.

incendio 1

Novo Passe M no Oeste vai permitir mobilidade gratuita entre os municípios

A partir de 1 de janeiro estará disponível o novo Passe M, uma iniciativa inovadora criada pela Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM) com o objetivo de promover a mobilidade para todos. O Oeste torna-se “a primeira região do país a implementar a gratuitidade dos transportes no modelo intermunicipal, uma solução que reforça o compromisso com a mobilidade universal, tornando-a mais sustentável, tendencialmente gratuita e orientada para as pessoas”.

passe

Atos de vandalismo e furto de materiais nas obras na Linha do Oeste

A Infraestruturas de Portugal (IP) revelou que as obras de modernização na Linha Férrea do Oeste têm sido alvo de “atos de vandalismo e furto de materiais”, nomeadamente ao nível dos sistemas de sinalização e de distribuição e alimentação elétrica aérea, que comprometem as funções de exploração dos equipamentos de sinalização e passagens de nível instalados no longo do troço entre as estações de Mira Sintra-Meleças e Torres Vedras.

110995 linha1