Q

Previsão do tempo

17° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 15° C
17° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 15° C
16° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 15° C

GNR das Caldas da Rainha alerta a população para os modos de atuação de burlões e aconselha medidas que evitem este tipo de crimes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Na zona de ação do destacamento territorial da GNR de Caldas da Rainha tem vindo a ser registado um número crescente, ainda que reduzido, de burlas a idosos, pelo que importa sensibilizar a generalidade da população e, em particular, a população mais idosa, sobre o modo mais usual de atuação dos burlões e, simultaneamente, fornecer alguns conselhos sobre a melhor forma de evitar ser alvo deste tipo de crime.

Neste sentido, a GNR alerta para o seguinte: Este tipo de criminoso pode ser homem ou mulher, apresentando-se normalmente bem vestidos, sendo bem-falantes e simpáticos, possuindo uma conversa convincente e cativante e uma voz calma e carinhosa. Na maior parte das vezes apresentam-se como funcionários da segurança social, dos CTT, da EDP, dos serviços de águas ou mesmo por bancários e, em algumas situações, referem mesmo ser amigos de familiares da vítima. Como pretexto, alegam precisar de dinheiro para entregar ao familiar que passa necessidade, ou que a vítima tem contas de eletricidade ou água em atraso pelo que deverá proceder ao pagamento imediato da quantia alegadamente em divida para que não lhe seja cortado o serviço imediatamente, ou dizem precisar de ver as notas de um valor concreto pois possivelmente perderam a validade e terão que ser trocadas, construindo sempre um conjunto mais ou menos complexo de enredos que tem como único objetivo conseguir que lhes seja dado o dinheiro para de seguida, habitualmente, se colocarem em fuga. As pessoas mais idosas são as mais molestadas por estes indivíduos, fundamentalmente porquanto constituem a comunidade mais indefesa e desprotegida, encontrando-se maioritariamente isolada, constituída por pessoas simples e bondosas, incapazes de desconfiar de quem tão bem os convence. No entanto, existem medidas simples ou pequenos «truques» a adoptar pela generalidade dos cidadãos, e em particular pela comunidade mais idosa, em ordem a evitar serem alvo deste tipo de ilícito ou para contribuir para que os seus autores sejam oportunamente identificados e devidamente punidos. A Guarda Nacional Republicana de Caldas da Rainha aconselha: Evite falar com estranhos; Não acredite imediatamente no que estes lhe dizem, essencialmente quando o tema é dinheiro ou bens valiosos; Não se precipite nem mostre sinais de nervosismo; Não mencione que está ou vive sozinho; Procure memorizar características do(s) individuo(s), tal como dos veículos em que se fazem transportar. Contacte sempre a GNR, de toda e qualquer situação que suceda e que julgue poder tratar-se de uma burla.

Colabore connosco!

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

A diferença injustificável

Segundo o “Barómetro do Diferencial Remuneratório entre Homens e Mulheres” (DRHM), em Portugal, a diferença tem-se agravando em desfavor das mulheres, nas faixas etárias mais elevadas e no nível de escolaridade superior. Este estudo foi elaborado pelo “Observatório Género, Trabalho e Poder”, recém-criado pelo ISEG — Lisbon School of Economics & Management da Universidade de Lisboa —, dirigido pela investigadora Sara Falcão Casaca.

Novo Passe M no Oeste vai permitir mobilidade gratuita entre os municípios

A partir de 1 de janeiro estará disponível o novo Passe M, uma iniciativa inovadora criada pela Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM) com o objetivo de promover a mobilidade para todos. O Oeste torna-se “a primeira região do país a implementar a gratuitidade dos transportes no modelo intermunicipal, uma solução que reforça o compromisso com a mobilidade universal, tornando-a mais sustentável, tendencialmente gratuita e orientada para as pessoas”.

passe

Lixo no chão na Praça 5 de Outubro

Moradores e comerciantes na Praça 5 de Outubro, nas Caldas da Rainha, têm-se queixado de que o lixo é deixado no chão, seja por desleixo das pessoas ou por os ecopontos estarem completamente cheios dias seguidos.

lixo