Previsão do tempo

13° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 17° C
14° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 17° C
14° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 18° C

Subida das tarifas para exportar para a América vai prejudicar Região Oeste

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os empresários da Região Oeste vão sofrer impactos económicos decorrentes da decisão do presidente norte-americano Donald Trump de impor um novo pacote de tarifas aduaneiras unilaterais sobre produtos importados para os Estados Unidos, alerta a Associação Empresarial da Região Oeste (AIRO), que anuncia estar a preparar contactos com entidades nacionais e europeias no sentido de acompanhar a evolução da situação.
Haverá um agravamento significativo do custo de entrada de produtos no mercado norte-americano

“Esta medida, com entrada em vigor a 9 de abril, terá consequências diretas para as empresas exportadoras da Região Oeste, nomeadamente nos setores agroalimentar, vinícola, hortofrutícola, metalomecânico e de bens transformados”, sublinha a AIRO.

A imposição de uma taxa de 10% sobre todos os bens importados nos EUA, independentemente da origem, e a introdução de “tarifas recíprocas” para países considerados como tendo práticas comerciais “injustas”, incluindo a União Europeia, que será alvo de um acréscimo tarifário de 20% sobre os direitos aduaneiros existentes, trarão impactos para as empresas da Região Oeste, faz notar a associação.

A AIRO elenca como consequências “o aumento dos custos de exportação para os EUA, o que poderá comprometer a competitividade de produtos-chave da nossa região, desvio de encomendas e alterações nas cadeias de abastecimento, afetando também empresas que fornecem indiretamente mercados norte-americanos, e maior incerteza nos mercados internacionais, num momento em que se exigia estabilidade para consolidar a retoma pós-pandemia”.

“Estas medidas configuram um agravamento significativo do custo de entrada de produtos europeus no mercado norte-americano”, conclui a AIRO, que apela aos associados para comunicarem os constrangimentos que sintam em resultado das novas tarifas.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

José Viegas é o primeiro entrevistado da nova rubrica mensal “Gente com História”

O Jornal das Caldas dá início a uma nova rubrica que pretende dar destaque a pessoas que, de forma discreta ou visível, contribuem para a nossa comunidade e fazem realmente a diferença.
Em “Gente com História” vamos dar a conhecer quem são estas pessoas, o que fazem no dia-a-dia e o que as move. Queremos ir além dos títulos ou cargos e mostrar o lado mais humano e verdadeiro de quem dedica tempo, talento ou energia a melhorar a vida dos outros.
Uma vez por mês, vamos conversar com cidadãos de diferentes áreas – da cultura à educação, da saúde ao desporto, da solidariedade à inovação – sempre com a mesma missão: dar voz a quem merece ser ouvido.
Porque a região Oeste é feita de pessoas. E são as pessoas que fazem a diferença.

Jose Viegas 2 1

Intervalos celebra cinema português e estreia projeção digital em DCP

1ª edição do Intervalos reuniu filmes e conversas com cineastas durante três dias nas Caldas da Rainha. Destaque para a inauguração do sistema de projeção em DCP que permite ver no pequeno auditório do CCC cinema com excelentes condições técnicas.

Intervalos 1
Q