O Centro de Apoio Social da Freguesia de São Gregório, nas Caldas da Rainha, organiza no dia 10 de novembro, das 10h00 às 18h00, a “Feira da Terra e da Mesa”.
Esta iniciativa anual da instituição que presta um serviço de apoio domiciliário e creche tem lugar no Salão Recreativo de São Gregório e tem como objetivo a angariação de verbas para a compra de material e alimentos, fundamentais para o funcionamento do Centro de Apoio Social.
A feira é muito diversificada, desde a venda de frutas e legumes à venda de bolos, doces, bolachas, passando pela venda de flores e plantas e também, não menos importante, a quermesse, onde se pode encontrar todo o tipo de artigos, desde malas, carteiras, loiças, echarpes, livros, velas, entre outros.
Haverá venda de bifanas, sopa, bebidas e as filhoses de São Gregório.
Segundo a direção da instituição, “com a atual conjuntura, lutamos diariamente para colmatar a inflação, não só nos produtos alimentares, como também nos materiais utilizados para fazer face a todas as atividades programadas”.
“Para que nos seja possível continuar a desenvolver este trabalho, e para que tenhamos a possibilidade de poder continuar a sensibilizar a comunidade, contamos com a ajuda de todos, e por isso, em qualquer altura do ano, aceitamos novos acordos de cooperação, novos protocolos, novos sócios, donativos, angariação de materiais didáticos adaptados às idades (brinquedos, livros, jogos, entre outros), de produtos alimentares, de materiais de papelaria (papel, canetas, lápis, marcadores, plasticinas, tintas e outros) e de artigos para venda em quermesse nas diversas atividades de angariação de verbas”, refere.
“Ao apoiar a nossa instituição, está a contribuir para um presente e um futuro melhor para os nossos utentes. Está a contribuir para mais sorrisos, mais solidariedade e melhoria de vida”, vinca a direção.
De portas abertas desde 1 de setembro de 2015, o Centro de Apoio Social da Freguesia de São Gregório conta com uma capacidade para 39 utentes na valência da creche, distribuídas da seguinte forma: Berçário – 10 crianças; Sala 1 ano – 11 crianças; Sala 2 anos – 18 crianças.
Cada sala tem uma educadora de infância e uma ajudante de ação educativa, exceto a sala de berçário que tem o apoio da educadora de infância da sala de 2 anos e permanentemente duas ajudantes de ação educativa.
Na valência de Serviços de Apoio Domiciliário (SAD) dispõe de uma capacidade para 40 utentes, estando apenas 35 preenchidas. Esta é uma resposta social que consiste na prestação de cuidados e serviços a famílias e ou pessoas que se encontrem no seu domicílio, em situação de dependência física e psíquica, que não possam assegurar, temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e a realização das atividades instrumentais da vida diária.
Os cuidados diários são essencialmente os cuidados de higiene e conforto pessoal, fornecimento de refeições adaptadas as necessidades de cada utente, tratamento de roupa de uso pessoal e atividades de animação e socialização.
O quadro de pessoal é composto por cinco ajudantes de ação direta, sob orientação e supervisão da direção técnica.
Um dos projetos de sucesso é designado de “Espaço da Memória”. Visa dinamizar os utentes dos SAD, mas também todos os que se quiserem juntar. Conta com 12 participantes, que semanalmente se juntam para fazerem algumas atividades, nomeadamente ginástica, atividades de estimulação cognitiva, passeios, atividades em parceria com o município, atividades de expressão plástica, entre outros.
0 Comentários