Q

Previsão do tempo

20° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 17° C
  • Sunday 17° C
20° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 17° C
  • Sunday 17° C
21° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 17° C
  • Sunday 17° C

Artesanato de todo o país animou Praça

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Associação de Artesãos das Caldas da Rainha (AACR) realizou, a 19 de outubro, a segunda edição do evento “Artesanato na Praça”, com momentos de muita animação e apresentando trabalhos de profissionais certificados.

A Associação de Artesãos das Caldas da Rainha (AACR) realizou, a 19 de outubro, a segunda edição do evento “Artesanato na Praça”, com momentos de muita animação e apresentando trabalhos de profissionais certificados.

Do final da tarde quase até à meia-noite, a Praça da Fruta contou com a presença de 43 artesãos. Nesta segunda edição, para além dos sócios caldenses da associação, vieram artesãos de Alcobaça, Estremoz, Nazaré, Óbidos, Peniche, Tomar e Torres Vedras.

Os participantes, todos com a carta de artesão (que serve de certificação da atividade artesanal desenvolvida), foram convidados a estarem presentes pela organização, tendo em conta as qualidades reconhecidas nos seus produtos.

“Tentamos trazer uma diversidade de produtos apresentados e temos muitos materiais novos desta vez, como as cestas de palhinha, tradicionais de Alcobaça”, referiu Teresa Teodoro, presidente da AACR, que sublinhou que a qualidade do evento tende a melhorar.

Mais uma vez, o objetivo passou também por transformar a Praça numa autêntica oficina a céu aberto, onde foi possível assistir a vários artesãos a trabalhar ao vivo, como uma roda de oleiro e macramé, entre outras atividades.

O ceramista João Pinto da Costa apresentou ao vivo os seus Sons da Terra, com instrumentos musicais feitos de barro (os “Batuk”). Ex-sócio da AACR, João Pinto da Costa já tinha participado na primeira edição do evento, com raku ao vivo, e desta vez quis apresentar um outro projeto seu. “Trouxe principalmente instrumentos de percussão”, explicou ao JORNAL DAS CALDAS.

Há também uma nova associada, Maria Piedad Matamoros, que veio da Colômbia e apresentou ao vivo a técnica do vitral e do vidro, tradicional daquele país.

A associação tem vindo a ter cada vez mais artesãos de outros países que se radicaram nas Caldas da Rainha, como é o caso da moldava Natália Diaconu, com as suas missangas com bordados, ou o inglês David Meehan, que une a pintura, o desenho, a ilustração, a escrita e a música na sua arte. Este último promoveu um mural coletivo, onde todos puderam participar.

Claro que estiveram também presentes sócios mais antigos, como os ceramistas Vitor Pires e Jorge Lindinho, ou Ana Maria Pereira (Bordados das Caldas) e outros mais recentes. Também a Associação do Bordado das Caldas da Rainha esteve representada.

Outra novidade foi a presença da Confraria do Boneco de Estremoz, que promove uma arte classificada pela UNESCO como Património Imaterial da Humanidade. O investigador Alexandre Correia, grão-mestre da confraria, salientou que só estavam presentes pela ligação existente com Caldas da Rainha e a AACR, uma vez que costumam participar em poucos certames do género.

Para Teresa Teodoro, é importante que os caldenses se apercebam melhor da qualidade do que é feito no concelho, para além da cerâmica.

A presidente da AACR salientou ainda a parceria com a gerência do Quiosque da Praça, que proporcionou também momentos de animação musical e uma ementa especial para esse dia. A associação convidou igualmente para atuar o Rancho Folclórico e Etnográfico “Apanha da Azeitona”, da Ramalhosa.

A dirigente voltou a salientar o apoio da autarquia, que “foi fundamental para que pudéssemos realizar este evento”, da logística à cedência do espaço. De 23 de novembro a 23 de dezembro vai realizar-se na capela de São Sebastião o mercado de natal da associação.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Autoridades policiais procuram suspeito de tentativa de violação

As autoridades policiais estão à procura de um suspeito de tentativa de violação, dando seguimento à queixa de uma jovem de 23 anos que denunciou ter sido alvo de um predador sexual na madrugada de domingo quando circulava na Rua Heróis da Grande Guerra, nas Caldas da Rainha.

violacao

Caldas recebe em 2026 o Encontro Mundial das Capitais da Cutelaria

Caldas da Rainha irá receber em 2026 o Encontro Mundial das Capitais da Cutelaria, um evento internacional que reúne cidades e regiões com uma tradição significativa na produção de cutelaria, que envolve o fabrico de facas, canivetes, navalhas, tesouras e outros utensílios de corte.

Cutelaria

Presidente da Câmara das Caldas abordou preocupações locais e regionais

No dia 22 de outubro, os doze presidentes dos municípios que compõem a Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM) reuniram-se com a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, no ministério em Lisboa. A reunião, que contou também com a presença do chefe de gabinete da ministra, foi marcada pela discussão de problemas estruturais na área da saúde, com enfoque nas necessidades específicas da região Oeste.

saude 2