Q

Previsão do tempo

20° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 17° C
  • Sunday 17° C
20° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 17° C
  • Sunday 17° C
21° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 17° C
  • Sunday 17° C

Caldas recebe em 2026 o Encontro Mundial das Capitais da Cutelaria

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Caldas da Rainha irá receber em 2026 o Encontro Mundial das Capitais da Cutelaria, um evento internacional que reúne cidades e regiões com uma tradição significativa na produção de cutelaria, que envolve o fabrico de facas, canivetes, navalhas, tesouras e outros utensílios de corte.
A comitiva no Encontro Mundial das Capitais da Cutelaria em Tandil, Argentina

Caldas da Rainha irá receber em 2026 o Encontro Mundial das Capitais da Cutelaria, um evento internacional que reúne cidades e regiões com uma tradição significativa na produção de cutelaria, que envolve o fabrico de facas, canivetes, navalhas, tesouras e outros utensílios de corte.

O último Encuentro Mundial de Capitales de la Cuchillería ocorreu em Tandil, Argentina, de 15 a 17 de outubro. Esta foi a quarta edição do evento, que reuniu delegações de várias cidades reconhecidas mundialmente pela sua tradição na cutelaria, incluindo Thiers (França), Albacete (Espanha), Santa Catarina (Portugal) e Ybbsitz (Áustria).

Uma comitiva liderada pelo vice-presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Joaquim Beato, o presidente da Junta de Freguesia de Santa Catarina, Fernando Fialho, a presidente da Junta de Freguesia da Benedita, Maria de Lurdes Pedro, o secretário-geral da AIRO – Associação Empresarial da Região Oeste, Sérgio Félix, e o empresário da empresa Curel Cutelarias, Vasco Matias, foram à Argentina representar Caldas e Benedita.  

Em declarações ao JORNAL DAS CALDAS, Joaquim Beato disse que fizeram a candidatura em 2022 quando o encontro decorreu em Albacete e na Argentina foi anunciado que em 2026 o evento iria decorrer em Portugal (Caldas da Rainha) e em 2028 na Turquia.

O encontro é bianual e junta as localidades com história da indústria da cutelaria, envolvendo todos os setores da sua atividade.

O autarca referiu ainda que na Argentina durante o encontro, foram “organizadas exposições, demonstrações de fabrico de facas, seminários e apresentações, tudo centrado na arte e no ofício da cutelaria”.

O evento também incluiu uma mostra com cerca de 300 peças de cutelaria no Museu Municipal de Belas Artes de Tandil, destacando a fusão entre arte e técnica no fabrico de facas.

O vice-presidente do Município salientou que é um grande orgulho para Caldas da Rainha receber este evento, que reflete a importância da região no panorama da cutelaria artesanal e industrial. “O encontro atrai a atenção global para a cidade, posicionando-a como uma referência no setor da cutelaria. Este reconhecimento ajuda a valorizar o património cultural e histórico da produção artesanal, realçando o seu papel nas tradições locais e reforça ainda a ligação entre o passado, o presente e o futuro”, adiantou Joaquim Beato.

Destacou ainda que o evento vai atrair “turistas especializados, entusiastas de cutelaria e colecionadores, contribuindo para o desenvolvimento da economia local”.

“O encontro oferece uma plataforma para as cidades e os produtores de cutelaria trocarem conhecimentos e experiências”, concluiu.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Artesanato de todo o país animou Praça

A Associação de Artesãos das Caldas da Rainha (AACR) realizou, a 19 de outubro, a segunda edição do evento “Artesanato na Praça”, com momentos de muita animação e apresentando trabalhos de profissionais certificados.

artesanatonapraca1

Autoridades policiais procuram suspeito de tentativa de violação

As autoridades policiais estão à procura de um suspeito de tentativa de violação, dando seguimento à queixa de uma jovem de 23 anos que denunciou ter sido alvo de um predador sexual na madrugada de domingo quando circulava na Rua Heróis da Grande Guerra, nas Caldas da Rainha.

violacao