Q

Previsão do tempo

17° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 24° C
17° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 25° C
17° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 26° C
  • Thursday 26° C

Jovem acusado de matar pai à facada começou a ser julgado

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Começou a ser julgado no passado dia 8, no Tribunal de Leiria, o jovem acusado do homicídio qualificado do pai, com diversas facadas, a 16 de agosto de 2023, em Peniche. Francisco dos Santos, agora com 22 anos, optou por não falar na primeira sessão do julgamento.
Julgamento decorre no Tribunal de Leiria

Começou a ser julgado no passado dia 8, no Tribunal de Leiria, o jovem acusado do homicídio qualificado do pai, com diversas facadas, a 16 de agosto de 2023, em Peniche. Francisco dos Santos, agora com 22 anos, optou por não falar na primeira sessão do julgamento.

A família revelou que sofria surtos psicóticos e o Ministério Público não tem dúvidas de que sofre de doença mental, tendo antes da sua detenção estado internado em duas ocasiões.

Em tribunal, familiares contaram que até aos 18 anos o seu comportamento não inspirava cuidados, tal como ao JORNAL DAS CALDAS relataram colegas de escola.

Mas em 2021 tudo mudou e foi diagnosticado com um distúrbio psiquiátrico. Um ano depois agrediu o pai pela primeira vez.

De acordo com a agência Lusa, em 2021 o jovem apresentou uma denúncia sobre alegadas práticas sexuais que o pai teria com a irmã, mas o inquérito foi arquivado “por não se ter apurado qualquer indício”.

No ano seguinte, foi aberto um outro inquérito, sendo que do auto de notícia “resulta a descrição de agressões alegadamente praticadas pelo arguido” sobre o pai, que originaram fraturas e internamento, mas também foi arquivado porque os pais recusaram prestar declarações.

Na sequência dos acontecimentos que deram origem a este inquérito de 2022, o jovem esteve internado compulsivamente.

Ao princípio da noite de 16 de agosto de 2023, na residência da família, com quem vivia, iniciou um confronto verbal com o pai, novamente com a mesma acusação.

A vítima conseguiu sair de casa e, apesar de a mãe do arguido ter tentado evitar que este fosse em perseguição do pai, fechando a porta sobre uma das mãos do filho, o jovem conseguiu libertar-se e começou a correr na direção dele, na rua, levando na mão uma navalha. Após correr alguns metros, o arguido alcançou o pai e, a partir desse momento, sempre que se aproximava o suficiente desferia-lhe golpes com a navalha em várias zonas do corpo.

Até que o jovem empurrou o pai, “fazendo-o embater com a cabeça numa parede”. O progenitor caiu inanimado no chão e o filho, usando força física extrema, voltou a desferir golpes com a navalha, só parando quando se começaram a ouvir as sirenes das forças de segurança e de auxílio médico que se aproximavam do local, na Rua dos Dominguinhos, nas imediações do hospital de Peniche.

Fernando Oliveira, uma testemunha, afirmou ao JORNAL DAS CALDAS que o jovem ”foi sentar-se no chão a fumar um cigarro, como se nada se passasse, à espera que a polícia e bombeiros chegassem. Permaneceu sempre ali como se nada fosse e disse que estava tudo bem”.

Os bombeiros e o INEM tentaram reanimar o pai, de 44 anos, mas já não havia nada a fazer.

Detido no Hospital Prisional de S. João de Deus, em Oeiras, o jovem, que era segurança num parque de campismo, “reúne os pressupostos médico-legais para inimputabilidade em razão de anomalia psíquica”, de acordo com o relatório da perícia psiquiátrica forense, o que poderá constar da decisão que será tomada pelo Tribunal.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Praia do Lagide consagra campeões de longboard

A Praia do Lagide, em Peniche, foi o palco escolhido para a quarta etapa do Circuito Nacional de Longboard, que coroou António Dantas (SCP) e Raquel Bento (NOCAS) campeões nacionais Open e Feminino, respetivamente, com Francisco Freitas (PPSC) a conquistar o título sub-18.

surf 2

Leitura interpretada da obra ‘Corpo-delito na sala de espelhos’

O ‘Página 1’, Clube de Leitura do Instituto Politécnico de Leiria, promoveu uma leitura interpretada da obra ‘Corpo-delito na sala de espelhos’, de José Cardoso Pires, no Museu Nacional de Resistência e Liberdade, na Fortaleza de Peniche. A iniciativa teve lugar na última quinta-feira, com o propósito de articular a promoção da leitura no ensino superior, o potencial enriquecedor do teatro e a reflexão coletiva que o texto proporciona.

leitura