Q

Previsão do tempo

16° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 23° C
15° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 23° C
16° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 23° C

Ciclistas levam “FOZge COMIGO” em viagem na Estrada Nacional 2

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Duas ciclistas, acompanhadas por veículos de apoio da Junta da Foz do Arelho, vão percorrer de bicicleta a Estrada Nacional 2, de 8 a 14 de setembro, para promover a marca “FOZge COMIGO”. A partida será em Chaves e a chegada em Faro.

Duas ciclistas, acompanhadas por veículos de apoio da Junta da Foz do Arelho, vão percorrer de bicicleta a Estrada Nacional 2, de 8 a 14 de setembro, para promover a marca “FOZge COMIGO”. A partida será em Chaves e a chegada em Faro.

Cristina e Margarida de Carvalho são casadas e ambas trabalham na Junta de Freguesia, tendo sido desafiadas a fazer este percurso para promover este destino turístico no interior do país.

Antigas atletas de competição, e com alguns títulos nacionais, Cristina e Margarida de Carvalho já estão habituadas a fazerem viagens longas como esta.

Naturais de Fátima, vieram morar para a Foz do Arelho há poucos anos e estão apaixonadas por esta localidade, por isso, é com muito gosto que fazem esta viagem de promoção turística.

Com as ciclistas, saem também as duas carrinhas da Junta com a nova imagem da Foz do Arelho, com logotipo e ilustrações de Manuel Bandeira Duarte.

O percurso, de cerca de 700 km, será realizado em seis dias, com passagem por 35 concelhos. “Vamos ser recebidos por 35 presidentes de câmaras”, explicou Fernando Sousa, presidente da Junta da Foz do Arelho, que irá acompanhar a viagem. “Vamos divulgar o projeto em todas estas câmaras”, adiantou.

Vão levar consigo, para entregarem em mãos aos responsáveis dos concelhos por onde vão passar, uma série de produtos de “merchandising”. Com a nova imagem foram criados polos, postais, canecas e imanes, mas também bolos e um licor.

Todo o material que for recolhido nos concelhos por onde vão passar irá depois ser exposto na Junta de Freguesia.

Está previsto haver uma espécie de diário da viagem nas redes sociais do projeto “FOZge COMIGO”, com fotografias, vídeos e relatos do que for acontecendo.

Para as despesas da viagem, refeições e alojamento, estão orçamentados cerca de 15 mil euros, mas o presidente da Junta acredita que vão gastar menos. A Câmara deverá comparticipar com um valor ainda não decidido.

O vice-presidente da Câmara, Joaquim Beato, incentivou as atletas para esta viagem, acreditando que esta ação vai ter resultados na promoção do destino, mas acha que a Junta deve continuar a apostar noutros eventos de divulgação do projeto.

Na conferência de imprensa, falou também o mentor da campanha “FOZge COMIGO”, João Carlos Costa (ADN), que explicou a filosofia subjacente que está por detrás desta.

“Foi um desafio lançado pelo presidente da Junta e a estratégia de comunicação foi estudada durante cerca de um ano”, explicou o comunicador. Para a concretização da estratégia, foram tidas em contas especificidades deste destino turístico.

João Carlos Costa explicou também como quiseram aproveitar as palavras “Foz” e “Foge” para criar um slogan apelativo e que fizesse sentido, enquanto convite para as pessoas visitarem aquela localidade.

O projeto “FOZge COMIGO” foi lançado a 12 de junho, durante as comemorações do 15º aniversário da elevação a vila da Foz do Arelho.

O presidente da Junta fez um balanço positivo da primeira parte de divulgação deste projeto, com várias atividades a terem lugar na Foz do Arelho, que terminaram com uma “sunset party” no passado sábado. “Agora chegou a altura de o divulgarmos a nível nacional”, referiu.

Depois da viagem pela N2, a Junta pretende organizar outras iniciativas de divulgação.

A vereadora do Turismo e da Cultura, Conceição Henriques, elogiou este projeto pela forma como foi elaborado e concretizado.

“É assim que os territórios avançam, através de movimentos ousados, bem construídos e bem trabalhados, como é o caso”, afirmou.

Conceição Henriques considerou mesmo brilhante o slogan que foi criado, tendo em conta a fonética da palavra Foz e também o facto de “as fozes serem uma fuga dos rios para o mar”.

Em relação à viagem de bicicleta, considera que é uma estratégia inovadora por “não se pôr a tónica nas redes sociais” e “ir pelo país a pedalar, com os objetos em si”.

Na conferência de imprensa, Fernando Sousa elogiou o apoio que tem tido do atual presidente, mas queixou-se dos executivos anteriores. “A Foz está no esquecimento há muitos anos”, comentou, considerando “embora seja um cartão de visita das Caldas, é a praia mais pobre que temos na nossa costa”.

“A Foz não precisa de obras, precisa é de gente e de imagem para as pessoas a poderem visitar”.

A vereadora Conceição Henriques concordou com esta opinião em relação à promoção turística, inclusive de todo o concelho. “A matéria turística no território de Caldas da Rainha, não teve ao momento – embora já haja passos nesse sentido – a evidência que ela merece, enquanto elemento estruturante e potenciador de desenvolvimento”, disse.

Mesmo em relação ao executivo de que faz parte, e no qual tem a responsabilidade do turismo, acha que o só foram dados os passos necessários mais recentemente. “Houve aqui uma cadência de matérias que relegaram o turismo para uma fase mais ou menos a meio do nosso mandato”, acrescentou.

O passo mais importante que considera terem dado foi o de autonomizar a Unidade de Turismo, que até então estava junta com o setor dos eventos. “Agora estamos a desenvolver um trabalho de fundo”, concluiu.

O vice-presidente da Câmara salientou a importância de os municípios apostarem na divulgação do seu território “de uma forma competente” e também acredita que a Foz do Arelho “merece mais em termos de promoção para ter um turismo de mais qualidade”.

No entanto, também acha que são precisas “obras para melhorar as infraestruturas”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Cristina Mateus expõe na montra da Provoca Arte

Cristina Mateus é a artista plástica convidada do mês de novembro para o ciclo de exposições na montra da Provoca Arte, uma loja de material de belas-artes, artes decorativas e papelaria técnica nas Caldas da Rainha.

montraprovocaarte1

Casa do Benfica das Caldas celebra 72 anos

A Casa do Benfica das Caldas da Rainha vai celebrar o seu 72º aniversário num jantar a ter lugar no restaurante Lisboa, a 29 de novembro, a partir das 20h00.

casadobenficacaldas