O Festival de Ópera de Óbidos vai decorrer entre os dias 6 e 15 de setembro e os espetáculos terão lugar na Praça da Criatividade, Convento de São Miguel e no Olho Marinho.
Este espetáculo resulta da parceria entre a ABA | Banda de Alcobaça – Associação de Artes e o Município de Óbidos, com o apoio da Direção Geral das Artes, e tem um investimento total de cerca de 330 mil euros.
Na apresentação do evento, que decorreu nesta segunda-feira, Filipe Daniel, presidente da Câmara Municipal de Óbidos, salientou a importância deste tipo de eventos no município, pois “é fundamental a cultura para o desenvolvimento do território”. “Vai ser fantástico, não tenho qualquer dúvida”, manifestou o autarca.
A edição do ano passado foi na Quinta das Janelas com o objetivo de dar a conhecer o local. “Tenho sempre muita ambição para nos deslocarmos para locais diferentes, mas também nos limita”, disse Filipe Daniel, que acredita que isso possa afetar o número de assistentes, que “poderá ser ligeiramente inferior aos 2500 do ano passado”.
Filipe Daniel referiu que é uma forma de “proximidade da cultura à comunidade”, sem nunca esquecer que a decisão do espaço das atuações “tem de ter equilíbrio para funcionar a nível técnico”.
Rui Morais, presidente da ABA, realçou a “qualidade da apresentação no ano passado, que acredito que assim seja este ano”, enquanto José Rafael Rodrigues, coordenador executivo do festival, afirmou que “a expectativa é que vá funcionar”.
A “Filha do Regimento” é a obra principal e o coordenador executivo indicou que “com este elenco vai ser uma estreia”.
O encenador Jorge Balça destacou o trabalho de toda a equipa para esta apresentação e para além de os intérpretes estarem muito tempo a estudar sozinhos, começam os ensaios gerais quatro semanas antes, sendo “semanas intensivas, seis dias por semana, apenas com um dia de folga”.
Beatriz Maia, intérprete de Marie, personagem principal, relatou que “é um privilégio estar neste festival”. Sobre a peça declarou ser “o extremo da comédia e do dramatismo”, comentando que a restante programação “também é extraordinária”.
O festival apresenta óperas de Gaetano Donizetti, Astor Piazzolla e César Viana, celebrando a ópera no feminino e as efemérides de Giacomo Puccini e de Luís Vaz de Camões.
Os bilhetes já estão disponíveis na plataforma online Blueticket e na porta da Vila de Óbidos e estarão igualmente na entrada dos locais dos espetáculos nos dias de apresentação. O valor pode variar entre os 12 e 35 euros. Foi revelado que pode haver um dia de entrada livre.
0 Comentários