Q

Previsão do tempo

9° C
  • Wednesday 10° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 12° C
8° C
  • Wednesday 9° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 12° C
6° C
  • Wednesday 9° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 12° C

Doença vs Síndrome

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é considerada uma medicina holística pois tem uma visão completa do organismo que entra muitas vezes em conflito com a visão parcelada da medicina alopática.
A MTC é um conjunto de técnicas e aplicações médicas unidas por um modelo teórico que usa termos e ligações lógicas baseadas em alguns textos clássicos chineses

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é considerada uma medicina holística pois tem uma visão completa do organismo que entra muitas vezes em conflito com a visão parcelada da medicina alopática.

Esta última, embora permita um aprofundamento extraordinário ao nível celular e molecular, deixa muito a desejar na visão generalizada e totalitária do ser humano. Dizer que somos “apenas” um monte de átomos organizados não deixa de ser verdade, mas é uma forma muito redutora de classificar a vida humana.

Assim sendo, vamos falar sobre a forma básica de pensamento destas duas visões.

Vamos dar o exemplo de uma gastrite. Com um olhar científico, podemos chegar à conclusão que estamos perante uma inflamação da parede interna do estômago, podendo ser causada por vários fatores. Seguindo esta linha de pensamento, o caminho a seguir é o seguinte: fazer exames, descobrir a causa e prescrever de acordo com o diagnóstico. 

Na MTC, o diagnóstico de gastrite nem sequer é nomeado, ao invés disso, estudamos o paciente juntando características através da descrição dos sintomas, palpação do pulso e observação da língua e chegamos a uma Síndrome. Isto permite ao técnico não só saber o(s) órgão(s) afetado(s), mas também a natureza dessa perturbação.

Por este método, o caminho a seguir é o seguinte: obter diagnóstico de síndrome, aplicar terapia adequada através de técnicas que sejam úteis para o paciente (não se aplicam todas as técnicas em todos os casos), aconselhar sobre o que deve fazer no seu dia-a-dia, aguardar uns dias (normalmente entre 3-7 dias), avaliar resultados e agir em concordância (manter, reforçar ou alterar).

Isto faz com que se obtenha muitas das vezes um tratamento completo em menos tempo, para além de dar consciência ao paciente do que está a passar e como é que o seu dia-a-dia está a causar/causou este problema.

Penso que este seja um dos principais conflitos entre a medicina alopática e qualquer outra medicina alternativa. Por um lado, temos a garantia científica (que nunca é 100%, mas ainda assim é crucial) de que sabemos com o que estamos a lidar e podemos administrar o tratamento mais eficaz e “direto ao assunto”.

Por outro lado, temos a perspetiva global do organismo que permite uma mudança mais profunda, mas ainda assim sem provas científicas das causas, o que pode levar à necessidade de haver alguns ajustes até se chegar ao melhor tratamento possível.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Atividade cirúrgica da neoplasia da mama regressa ao Hospital

A Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde revogou a suspensão da atividade cirúrgica, no âmbito da neoplasia da mama na Unidade Local de Saúde do Oeste (ULSO), nas Caldas da Rainha, confirmou o conselho de administração da ULSO, o que significa que está de regresso.

cancro

Os iletrados

Há uma embaraçosa multidão de portugueses, 40%, entre os 16 e os 65 anos, que não percebe nada que se lhe diga, a não ser frases do género «vai chover» ou «vai tu», lê mal e escreve pior e não sabe resolver problemas corriqueiros de aritmética. É o segundo pior resultado, entre 31 países analisados, apenas à frente de um correspondente grupo de chilenos.

Francisco Martins da Silva