Q

Previsão do tempo

22° C
  • Tuesday 30° C
  • Wednesday 27° C
  • Thursday 25° C
22° C
  • Tuesday 31° C
  • Wednesday 28° C
  • Thursday 26° C
22° C
  • Tuesday 35° C
  • Wednesday 30° C
  • Thursday 28° C

Teoria da Medicina Tradicional Chinesa: os órgãos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Na Medicina Tradicional Chinesa (MTC), um dos conceitos básicos é a teoria dos órgãos e vísceras (zàng fǔ 脏腑). Este conceito teórico por vezes leva a alguma confusão por parte do paciente, pois os nomes dos órgãos são os mesmos que damos no modelo teórico moderno.

Na Medicina Tradicional Chinesa (MTC), um dos conceitos básicos é a teoria dos órgãos e vísceras (zàng ). Este conceito teórico por vezes leva a alguma confusão por parte do paciente, pois os nomes dos órgãos são os mesmos que damos no modelo teórico moderno.

Fígado, rim e coração são exemplos de órgãos que todos conhecemos, porém, existe uma diferença fulcral nas definições destes termos. Quando falamos com o nosso médico de família e ele nos diz que temos um problema no fígado, vêm à cabeça doenças como a cirrose hepática ou hepatite, pois a doença é diagnosticada no órgão em si, o que nunca são boas notícias.

Contudo, quando um especialista de MTC diz que temos um problema no fígado, ele está na verdade a dizer que o conjunto de funções metabólicas ao qual damos o nome “fígado” não está em equilíbrio. Na prática, isto pode indicar sintomas tão variados como dor de cabeça, alterações na visão, problemas digestivos, problemas na menstruação e até mesmo doenças de pele.

A noção de órgão na MTC é ampla o suficiente para abranger todos os aspetos da vida humana, muito bem representada pela teoria dos 5 movimentos (também conhecida como 5 fases ou 5 elementos), onde se categoriza cada órgão e víscera dentro de cada um deles, juntamente com outros elementos como emoções, sabores, movimentos, cores, sons, etc…

Existem, naturalmente, pontos de convergência entre o modelo teórico moderno e o tradicional chinês, mas na sua grande generalidade é necessária uma compreensão completa do sistema antes de dar um diagnóstico preciso. Não é plausível ser diagnosticado com um desequilíbrio do rim e ir a correr fazer uma ecografia para ver como estão os rins, e isto aplica-se também a todos os outros órgãos.

Assim, na próxima vez que algum técnico de MTC lhe disser que tem um problema no fígado, não entre em pânico! Siga os conselhos que lhe forem dados e com certeza em pouco tempo irá caminhar em direção a uma vida mais saudável e feliz.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Hospitalização em casa

Integrada na rede de Hospitais e Clínicas da CUF, de norte a sul do país, a hospitalização domiciliária leva as equipas multidisciplinares e os cuidados de saúde diferenciados da CUF a casa dos doentes, proporcionando-lhes maior conforto e autonomia. Em entrevista ao Jornal das Caldas, Sílvia Balhana, especialista em Medicina Interna e Coordenadora da Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital CUF Torres Vedras, explica o seu funcionamento e benefícios.

Silvia Balhana Medicina Interna CUF e1726161638754

Simpósio sobre a Saúde Mental

O primeiro dia do Simpósio sobre a Saúde Mental, no auditório da Casa da Música, em Óbidos, aconteceu na passada terça-feira, em que se celebrou o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio. Haverá uma segunda sessão no dia 14.

simposio obidos

PCP exige soluções imediatas para encerramentos da Urgência Básica

O encerramento do Serviço de Urgência Básica do Hospital de Peniche em grande parte dos dias no mês de setembro por períodos de 24 horas ou de partes de dia “é altamente prejudicial para a qualidade de vida e o acesso aos cuidados de saúde da população do concelho”, lamenta a Direção de Organização Regional de Leiria do PCP.

medico