Q

Previsão do tempo

22° C
  • Tuesday 30° C
  • Wednesday 27° C
  • Thursday 25° C
22° C
  • Tuesday 31° C
  • Wednesday 28° C
  • Thursday 26° C
22° C
  • Tuesday 35° C
  • Wednesday 30° C
  • Thursday 28° C

Caldenses fizeram viagem de ida e volta ao Reino Unido de mota

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Um casal de caldenses, ambos com 48 anos, percorreu, em junho, 4.500 quilómetros de mota para conhecer o Reino Unido, com paragens na República da Irlanda, antes de seguir para a Irlanda do Norte, Escócia e Inglaterra.

Um casal de caldenses, ambos com 48 anos, percorreu, em junho, 4.500 quilómetros de mota para conhecer o Reino Unido, com paragens na República da Irlanda, antes de seguir para a Irlanda do Norte, Escócia e Inglaterra.

Gerente e proprietário da empresa de motas Fialho & Miranda, Valter Fialho é um motard com muita experiência e está sempre a “pensar na próxima viagem mal acaba uma”, contou ao JORNAL DAS CALDAS. O percurso foi escolhido “pela beleza das paisagens, pela cultura e os monumentos, mas também pela qualidade das estradas”.

Foi a segunda vez que Valter Fialho fez esta viagem em duas rodas, mas agora levou a sua esposa, Carla Assis, que é técnica superior no Centro de Investigação e Desenvolvimento, Formação e Divulgação do Conhecimento Marítimo, em Peniche.

Na primeira viagem que fez sozinho esteve na Escócia, Inglaterra, País de Gales e Ilha de Man.

Uma viagem de mota de tantos quilómetros é uma aventura que requer alguma preparação, mas a experiência do empresário tornou tudo mais fácil.

“É preciso planear bem e ter em consideração que o nível de vida é mais alto que o nosso. Portanto, tudo mais caro. É preciso ser flexível, principalmente com a alimentação”, explicou. Não levaram muita roupa, só o suficiente para metade dos dias, optando por ir lavando o vestuário nos alojamentos.

A maior dificuldade foi chuva. “Já estávamos à espera, mas não de tanta”, adiantou Valter Fialho. Apanharam também muito frio, com temperaturas entre os seis e os dezasseis graus.

Saíram das Caldas da Rainha numa BMW K1300S, a 8 de junho, com destino a Bilbao, Espanha. No dia seguinte apanharam o ferry de Bilbao para Rosslare, na Irlanda. Foram necessárias 29 horas para atravessar o mar, mas este é um dos transportes preferidos de quem pretende visitar estas ilhas numa viatura privada.

Chegados a Rosslare, seguiram para Cork, Galway e no dia 13 estavam em Dublin. “Cliffs of Moher, na Irlanda, é de cortar a respiração”, comentou.

O percurso fez-se então para a Irlanda do Norte, tendo o casal pernoitado em Portstewart, uma pequena localidade costeira. Aqui ficaram deslumbrados com a paisagem em Giants Causeway (Calçada dos Gigantes).

No dia 15 visitaram Belfast, capital da Irlanda do Norte, de onde destacam a animação dos pubs e das ruas ao final do dia. Ficaram em casa de um homem que perdeu uma perna e ficou com limitações nas mãos, num atentado a bomba no centro de Belfast há cerca de 30 anos. “Ele contou-nos que, apesar de todos estes anos, a sociedade ainda está muito dividida entre católicos e protestantes”, referiu Valter Fialho.

No dia seguinte apanharam mais um ferry, desta para vez para Cairnryan, na Escócia. Passaram a noite em Glasgow e no dia 16 seguiram para as Highlands e visitaram Loch Ness. Dormiram em Drumnadrochit, mesmo junto ao Urquhart Castle, que foi construído num promontório com vista privilegiada para todo o lago Ness.

O casal chegou a Edimburgo a 18 de junho e foi como “entrar num filme”. Nos dois dias seguintes pernoitaram em casa de familiares em Aylesbury, Inglaterra. No dia 21 passaram por Londres, tendo apanhado o ferry em Portsmouth com destino a Santander, Espanha.

Eram oito da manhã de 23 de junho quando chegaram e vieram diretamente para as Caldas da Rainha. Estavam em casa às 17h00, depois de uma longa aventura.

Entre os próximos destinos que querem visitar estão Itália, mas também Albânia, Croácia, Hungria, Bósnia e Montenegro, entre outros países do leste da Europa.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Brani lançou single e promove festival para novos artistas

O Prohibition Bar, em Óbidos, vai receber, a 6 de outubro, o festival “Let Love Grow”, promovido pelo cantor croata Brani, que no passado domingo lançou, no mesmo local, o seu novo single, “Road Love”.

brani1

Feto humano chegou à ETAR das Águas Santas através dos esgotos

A Polícia Judiciária está a investigar a origem de um feto humano que foi encontrado numa Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) nas Caldas da Rainha. O feto chegou através dos esgotos, revelaram fontes contactadas pelo JORNAL DAS CALDAS.

feto3