Q

Previsão do tempo

17° C
  • Tuesday 24° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 26° C
17° C
  • Tuesday 25° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 27° C
17° C
  • Tuesday 29° C
  • Wednesday 24° C
  • Thursday 31° C

Entregues prémios do concurso juvenil de Banda Desenhada

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Helena Norte e Leonardo Pinto foram os vencedores da segunda edição do concurso de banda desenhada Jorge Machado-Dias, promovido pela Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha.

Helena Norte e Leonardo Pinto foram os vencedores da segunda edição do concurso de banda desenhada Jorge Machado-Dias, promovido pela Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha.

A entrega dos prémios teve lugar a 22 de junho, altura em que foi inaugurada a exposição com os trabalhos apresentados pelos 14 participantes, oriundos de várias localidades do país e não apenas das Caldas da Rainha.

O tema deste ano era a “Liberdade”, no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974.

A vencedora do 1º escalão do concurso (dos 12 aos 15 anos) apresentou uma pequena história em que uma lagarta “presa num casulo” se transforma numa “borboleta livre”, mas que aparece presa dentro de casa.

Intitulada “Liberdade de Escolha”, a história vencedora do 2º escalão (16 aos 20 anos) apresenta um protagonista que é escolhido pelo vereador de uma Câmara Municipal para elaborar a programação de celebrações do 25 de Abril, onde teria de haver 25 atividades.

Depois de um longo processo criativo, ao entregar a sua proposta, o protagonista depara-se com a resposta do vereador que lhe comunica que optou apenas por porco no espeto, por ser “aquilo que o eleitorado mais gosta”.

Uma banda desenhada que motivou uma reflexão por parte da vereadora da Cultura, Conceição Henriques. “Há ali uma mensagem que eu acho que é também para mim”, comentou, concordando que é muito mais importante celebrar o 25 de Abril com atividades que sejam mais construtivas do que oferecer porco no espeto.

A autarca agradeceu a todos os participantes e aos elementos do júri que avaliaram as obras, tendo deixado o desejo de que os jovens “continuem a criar e a exprimirem-se, mesmo que seja noutra linguagem”.

A diretora da biblioteca, Aida Reis, elogiou a qualidade dos trabalhos apresentados e a variedade das ideias apresentadas em volta do tema da liberdade.

Do júri fez parte Nuno Fragata, professor na ESAD.CR e também autor de banda desenhada, que sublinhou como o tema suscitou várias abordagens. Em cada um dos trabalhos, notava-se a intenção de fazer uma reflexão sobre o que é a liberdade e de como esta existe ou não.

“Espero que este concurso seja motivador para continuarem a explorar a banda desenhada e a criarem uma linguagem própria”, referiu o docente.

Criado em 2023, este concurso tem como objetivo estimular a população juvenil à prática das artes visuais, assim como possibilitar a descoberta de novos talentos, facultando espaço para assim revelarem as suas produções.

Foi escolhido o nome de Jorge Machado-Dias, um autor e editor de banda desenhada que viveu os seus últimos anos de vida nas Caldas da Rainha e que cedeu o seu espólio de BD à biblioteca caldense.

O primeiro lugar de cada escalão foi distinguido com 200 euros, o segundo com 150 euros e o terceiro com 100 euros.

A mostra das bandas desenhadas estará patente até 30 de julho, tendo sido lançada uma fanzine com todos os trabalhos apresentados a concurso.

A diretora da biblioteca aproveitou para lembrar que no dia 29, das 10h00 às 13h00, realiza-se um workshop de banda desenhada (oficina de introdução à arte), destinado a jovens a partir dos 12 anos, com os formadores Fil e Marco Fraga da Silva. Nesse dia será pintado também um mural coletivo, numa atividade aberta a todos os que quiserem participar. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail concursobd@mcr.pt.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Apresentação final dos cursos livres

No dia 6 de julho, pelas 18h30, o palco do Grande Auditório do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha acolhe a apresentação final dos cursos livres da Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha (EVDCR).

Residências Artísticas em Cerâmica

A Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha é coorganizadora – em conjunto com a Cátedra em Gestão das Artes e da Cultura do Politécnico de Leiria e o Município das Caldas da Rainha – da chamada internacional a artistas para a realização de uma residência artística internacional, que se compromete a desenvolver e elevar as artes cerâmicas.