A direção do Agrupamento de Escolas D. João II convidou toda a comunidade escolar a estar presente e conhecer o que os alunos fazem durante o ano letivo e também para proporcionar oportunidades de interação.
O diretor do Agrupamento, Jorge Graça, destacou que a iniciativa promove a “partilha de novas experiências lúdicas onde são desenvolvidas atividades que juntam os alunos das quinze escolas que integram o Agrupamento”.
O diretor referiu ainda que no primeiro dia a GNR, PSP e Bombeiros marcaram presença com atividades.
Nos dias 27 e 28 de maio cerca de 400 alunos do 1.º ciclo visitaram a escola sede, guiados por colegas do 9.º ano. “Esta visita é sempre o momento alto destes dias”, sustentou Jorge Graça, acrescentando que os mais pequenos “enchem a escola sede do agrupamento com a sua natural alegria e curiosidade e ouvem atentamente e participam em todas as atividades”. Receberam um passaporte que foi sendo carimbado à medida que iam passando pelas diversas salas, uma recordação desta visita que levaram com eles. Também o almoço destes dias decorreu, para todos, no refeitório da escola sede.
“As atividades unem diferentes gerações de alunos e leva-os a ter orgulho na escola que representam”, referiu.
Foi mais uma edição de dezenas de atividades que todos os anos animam a escola D. João II, que este ano terminou com torneios desportivos e com o baile de finalistas organizado pela Associação de Estudantes. O pavilhão da escola foi decorado e preparado para o baile, que contou com um jantar servido pelo restaurante Paraíso do Coto.
O JORNAL DAS CALDAS visitou a escola no dia 28 na companhia do diretor e da subdiretora, Maria de Lurdes Henriques.
No pátio do estabelecimento de ensino estava um palco onde os alunos dinamizavam coreografias de dança.
A primeira paragem foi no Laboratório Aberto de Química, onde os estudantes mais velhos ensinavam os mais pequenos a fazer plasticina com farinha, água, um pouco de óleo e corante.
Também muito apreciado é o Laboratório Aberto de Ciências Naturais, onde os estudantes têm a oportunidade de observar e manusear os órgãos de animais para melhor compreender o funcionamento do corpo. Neste espaço dinamizaram-se ainda várias experiências como encher balões sem soprar, atividade vulcânica com lava fluída e também foi mostrada a evolução das espécies vegetais.
Destaque para o departamento de observação de “Bicharocos”, onde os alunos puderam observar e descobrir um bicho-pau-indiano.
As turmas de 9.º ano assistiram na sala do Projeto Educação para a Saúde às sessões sobre a “Prevenção de Infeções sexualmente transmissíveis/VIH”. Estas sessões foram dinamizadas pelas Técnicas da Associação Sol. Para os mais pequenos uma higienista da Unidade de Saúde das Caldas falava sobre a higiene oral.
Na sala do Clube de Cinema e Imagem os alunos do 1º ciclo viram o filme “Perdido e Encontrado”.
Antes de chegar às salas das línguas estava exposto um “Mercado de Trocas” onde os alunos podiam trocar livros por peças de vestuário, promovendo a sustentabilidade e economia circular. Foi pedido aos jovens que levassem roupa e objetos que gostassem muito para trocar e o excedente será entregue a uma instituição.
A disciplina de português também esteve em destaque com o Jardim de Camões, onde os alunos comemoraram os 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões. A poesia andou à solta nesta iniciativa, que contou ainda com a personagem do poeta.
Houve uma visita às salas dedicadas ao inglês, espanhol e francês. A sala da disciplina de alemão recebeu uma representante do Goethe Institut, que através da dinamização de vários jogos sensibilizou os alunos para a importância desta língua.
As crianças do 1º Ciclo adoraram a sala de TIC/Robótica. Foi possível ver os robots programados pelos colegas mais velhos e foi ainda proporcionada a Playstation com jogos, nomeadamente o torneio da FIFA, que divertiu os mais pequenos.
No ginásio da escola os professores de educação física montaram um circuito de 20 minutos para os alunos do 1º ciclo com várias atividades físicas. Para os colegas mais velhos decorreram torneios interturmas de voleibol e basquetebol (2.º e 3.º ciclo).
Destaque ainda para a parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, que foi falar dos seus cursos e foram feitas ao vivo panquecas para os alunos degustarem.
O circuito continuou para as salas com a exposição de trabalhos dos estudantes do 1º ciclo, pré-escolar, Artes Visuais e ainda de Cidadania.
A solidariedade também está presente na escola com o projeto “1 tampinha para ti, 1 terapia para mim”, onde cinco turmas recolheram e agora fazem a triagem de tampas para entregar aos pais de Pedro Querido, uma criança que sofre de hipotonia.
A Associação de Pais também esteve representada com o intuito de “mostrar que existe e que apoia a comunidade escolar”.
0 Comentários