O evento, organizado pela Associação de Professores de Informática (ANPRI), teve lugar no Agrupamento de Escolas Augusto Cabrita, no Barreiro, e reuniu alunos de todo o país, em torno de desafios de programação e robótica.
O Agrupamento de Escolas Raul Proença destacou-se ao participar com três equipas na competição Robot Mission, alcançando os três primeiros lugares do escalão júnior. A participação dos alunos nesta competição teve como objetivo o desenvolvimento de competências de programação e conceitos básicos de robótica (perceção do ambiente, controlo e navegação), de engenharia (construção de um robot que pode empurrar/levantar objetos de determinados tamanhos), para encontrar as melhores estratégias para resolver missões concretas, de Pensamento Computacional (por exemplo: ajustes, depuração, colaboração, etc.), e no âmbito do trabalho em equipa, da comunicação, da resolução de problemas e da criatividade.
“Estamos extremamente orgulhosos dos nossos meninos, que se mantiveram sempre focados e empenhados. Este resultado é um reflexo do esforço e da paixão que colocam na resolução de desafios de programação e robótica”, afirmou um dos responsáveis pelo clube.
A ANPRI, que representa oficialmente Portugal nas Olimpíadas Mundiais da Robótica (WRO), é a entidade organizadora deste evento e será responsável por definir as equipas que irão representar Portugal, internacionalmente. Assim, o Clube de Robótica da Raul Proença aguarda com grande expetativa a confirmação do apuramento para a competição mundial, que se realizará na Turquia, em novembro. Esta será uma oportunidade única para os alunos demonstrarem as suas competências a nível internacional e competirem com os melhores do mundo.
O Clube de Programação e Robótica da Raul Proença expressa a sua gratidão à empresa Transwhite, Lda, que disponibilizou um meio de transporte para que a participação no evento fosse possível.
O Agrupamento de Escolas Raul Proença continua a apostar na formação tecnológica dos seus alunos, incentivando a participação em eventos que promovem a inovação e o desenvolvimento de competências cruciais para o futuro. Os resultados obtidos nas Olimpíadas de Robótica são o testemunho do sucesso desta abordagem educativa.
0 Comentários