Uma exposição com mais de 50 espécies de dinossauros, entre os quais o Tyrannosaurus, o Carnotaurus, o Protoceratops, o Parasaurolophus, o Stygimoloch, o Hipsilofodonte, o Braquiossauro, o Dilofossauro, o Pteranodonte, o Triceratops, entre outros, esteve patente no passado fim de semana na Expoeste, nas Caldas da Rainha. Tratou-se do Dino World On Tour.
O organizador, José António Torralvo, inspirou-se numa exposição dos Estados Unidos para criar esta experiência: “Fiz uma viagem a Washington, onde vi uma exposição do género e quis trazer para Portugal”.
Decidiu estudar os dinossauros porque “já em criança tinha este fascínio”, aprendeu mais sobre as diferentes espécies que existiram e iniciou uma digressão pela Europa antes da pandemia de Covid-19.
“Percorremos quatro cidades em Portugal, mas em 2020 tivemos de cessar a atividade. Entretanto pudemos sair e estivemos em Espanha e agora optámos por voltar a Portugal”, relatou
José Torralvo revelou que a exposição tem o maior T-Rex da Europa, com 15 metros de comprimento num modelo animatrónico, sendo possível ver movimentos de cauda, patas, olhos e cabeça.
O Dino World on Tour já percorreu Leiria, Pombal e Coimbra e as expectativas para a cidade das Caldas da Rainha eram “elevadas”, mas “não só aqui mas em qualquer cidade para onde vamos, porque é uma exposição única com mais de 60 dinossauros”.
Além da parte da exposição, que tinha uma vertente pedagógica e científica, existiu ainda um espaço onde as crianças puderam usufruir de puzzles gigantes, dino raiders e espaço multimédia com filmes e documentos. Foi ainda possível partir a descoberta de réplicas fossilizadas e usufruir de pinturas faciais.
Não havia nenhum percurso predefinido sendo que a exposição podia ser visualizada de forma livre e a entrada era realizada por ordem de chegada. Ao lado de cada espécie de dinossauro era possível saber onde e quando tinha vivido, o seu peso, caraterísticas distintivas e comprimento.
“É uma experiência para toda a família passar aqui umas boas horas na nossa companhia”, concluiu o organizador.
O preço do bilhete era dez euros para adultos e seis euros para crianças dos 4 aos 12 anos.
0 Comentários