Em declarações ao JORNAL DAS CALDAS, o autarca explicou que “falta terminar os procedimentos de um programa preliminar para identificar todas as necessidades que a escola precisa para que o projetista consiga fazer o projeto”. Joaquim Beato revelou que o estudo está com a “equipa da regeneração que ainda não conseguiu terminar”.
O vice-presidente do Município garantiu que é sua “prioridade que aquela escola seja reabilitada e logo que o projeto final esteja concluído vão avançar com o concurso público para a obra”. “Esperamos que em janeiro ou fevereiro de 2025 as obras estejam concluídas e que os alunos possam voltar àquela escola”, sustentou.
O autarca revelou que a escola foi fechada porque “não oferece condições de segurança”.
Joaquim Beato referiu ainda que está em “negociação com os proprietários para a compra de parte de um terreno contíguo à escola para que se possa construir uma creche”.
Sara Malhoa, encarregada de educação, disse ao JORNAL DAS CALDAS que “muitos pais dos mais de 40 alunos que frequentavam o estabelecimento de ensino estão preocupados devido às obras na escola do Coto não terem iniciado”.
As crianças foram no início do ano letivo provisoriamente transferidas para Salir de Matos, enquanto o edifício escolar não for requalificado.
“Desde junho que a autarquia sabia que a escola não iria abrir e só informaram os pais na reunião em setembro antes do início do ano letivo, porque já não havia possibilidade de pedir transferência para uma escola na cidade”, lamentou Sara Malhoa.
“É necessário pressionar o Município para que as obras iniciem o mais breve possível”, manifestou, revelando que “os alunos têm que se levantar mais cedo e fazer o percurso de autocarro até Salir de Matos, esperando à chuva e ao frio até o transporte chegar”.
A Escola Básica do 1 º Ciclo do Coto funcionava com duas turmas mistas, com mais de vinte alunos cada sala.
O estabelecimento de ensino era um dos locais utilizados para receber mesas de voto. Nas eleições legislativas de 10 de março a população da freguesia, cerca de mil eleitores, foi votar às instalações da Associação ARECO.
0 Comentários