Q

Previsão do tempo

9° C
  • Wednesday 10° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 12° C
9° C
  • Wednesday 11° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 12° C
9° C
  • Wednesday 11° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 12° C

Livro “O Alfredo e o Soninho” vai servir de guia para melhorar o sono das crianças

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O livro infantil “O Alfredo e o Soninho”, cuja publicação surgiu no âmbito do projeto “MenteSaudável”, que visa a promoção da saúde mental na população infantil, foi lançado no passado dia 7 na Biblioteca do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó (AEFP), no Bombarral. É um projeto que junta o Município do Bombarral, a Unidade Local de Saúde do Oeste (ULSO) e o AEFP.
Sessão de lançamento do livro “O Alfredo e o Soninho” (foto Ana Marcelino)

A história do livro foi criada em 2023 e é sobre o sono como ferramenta de apoio à intervenção junto do pré-escolar e 1º ano do primeiro ciclo. “O Alfredo e o Soninho” aborda ainda o medo dos monstros, o uso excessivo de tablets e a necessidade de fazer uma alimentação saudável, aconselhando a não comer doces e não beber refrigerantes antes de ir para a cama, e incentivar hábitos de higiene para crianças.

Criada pelas profissionais de saúde e técnicas mentoras e envolvidas no projeto “MenteSaudável”, a história inicia com as fadas que foram à escola do Alfredo para falarem sobre o sono.

A ilustração do livro foi feita pelos alunos de artes do 10.º ano de 2022/2023 do AEFP, com a coordenação da professora Paula Rito.

Em declarações ao Jornal das Caldas, Mónica Conde, enfermeira especialista em Saúde Mental e Psiquiatria da ULSO, explicou que o livro vai servir como um “guia para a intervenção que vamos iniciar em abril e que vai abranger dezasseis turmas do pré e primeiro ano do AEFP”.

A enfermeira disse que fizeram uma pesquisa e não encontraram um livro que “respondesse às nossas necessidades, que era falar da importância do sono e de alguns rituais simples para dormir melhor que os pais deveriam de ter em atenção”.

“Como são crianças mais novas vamos ler a história e depois vamos refletir com eles sobre aquilo que a história no fundo fala”, revelou, referindo que depois vão enviar aos pais um documento com as regras do sono e um pequeno inquérito para que eles preencham para saber se têm um sono tranquilo ou não, para desta forma também intervir com os familiares.

Vai haver ainda um segundo momento onde vão refletir com os alunos e pais sobre o resultado do projeto.

Segundo a profissional de saúde, “vamos falando com as educadoras de infância e docentes e a grande questão tem a ver com a obesidade e o sono”. “Uma boa noite de sono para as crianças é importante, tanto para instituir uma rotina e criar regras em casa, como para um melhor rendimento durante o dia, mais disposição para o aprendizado e mais saúde”, contou a enfermeira.

Para Mónica Conde, “o sono irregular pode afetar o desenvolvimento físico e intelectual da criança”. Por isso é importante manter a rotina com os horários e estar atento aos sinais sobre a qualidade do sono infantil.

As profissionais de saúde, técnicas da Câmara do Bombarral, psicóloga e docentes do AEFP trabalham em rede. “Quando existe alguma alteração com uma criança a escola articula com a saúde e nós depois tentamos responder bem àquela necessidade”, adiantou.

“O Ser Especial” foi a primeira intervenção do projeto “MenteSaudável”, que as técnicas fizeram com as crianças com o intuito de se sentirem especiais.

Autarca escreve prefácio

O presidente da Câmara Municipal do Bombarral, que escreveu o prefácio do livro infantil, referiu que é uma obra “muito bem feita no âmbito da mente saudável, que por vezes passa despercebida”.

Sendo a formação do autarca na área da saúde, há muito que compreende a relevância da “prevenção da saúde mental e da adoção de comportamentos saudáveis para uma vida de melhor qualidade”. “Este é mais um instrumento que pode ajudar a mitigar os problemas”, contou.

A sessão de lançamento do livro infantil “O Alfredo e o Soninho” contou com a presença da presidente da ULSO, Elsa Baião, que salientou a grande mais valia do projeto que é a “parceria que se conseguiu entre três áreas da administração pública que têm tanto relevo na vida das pessoas”.

“Só 20% dos resultados em saúde estão diretamente relacionados com os cuidados médicos que são prestados à população, ou seja, enquanto prestadores de cuidados de saúde temos que trabalhar nos comportamentos saudáveis e na prevenção e este projeto materializa isso tudo”, relatou a responsável.  

Elsa Baião considera que é “importante dar ferramentas às famílias e às próprias crianças desde tenra idade para conseguirem com os seus comportamentos influenciar positivamente a sua vida futura”.

O diretor do AEFP, Emanuel Vilaça, destacou a comunidade do Bombarral, que tem a “vontade de fazer coisas”.  “Nem sempre temos o dinheiro que gostávamos de ter para fazer certas coisas, mas temos massa crítica e uma comunidade de pessoas que querem fazer e este trabalho traduz isto”, salientou. Emanuel Vilaça realçou ainda o papel do Município do Bombarral, “um parceiro estratégico e elo de ligação entre a saúde e a educação”.

Emanuel Vilaça disse que a grande novidade é a “capacidade de chegar às crianças mais pequenas”. Elogiou também o trabalho dos alunos que fizeram a ilustração. 

O projeto foi criado em 2018 com o nome de SaudávelMente, para prevenir a doença mental e promover a saúde mental na população infantil e idosa. Começou com a Câmara de Bombarral, Unidade Local de Saúde Pública do Bombarral e Unidade de Cuidados na Comunidade Bombarral/Peniche. O projeto foi distinguido pelo Presidente da República na sessão de encerramento do Ano Nacional da Colaboração.   

livro infantil 2
O livro é sobre o sono como ferramenta de apoio à intervenção junto das crianças
 
(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Masterclass de Meditação

No passado dia 12 o auditório da Expoeste, nas Caldas da Rainha, recebeu a "Arte de Viver", associação de voluntários presente em cerca de 180 países, que apresentou, em parceria com a AIRO- Associação Empresarial da Região Oeste, um workshop de meditação com Swami Jyothirmayah.

master

Costureirinhas com nova sede

Numa das salas do novo Polo Cultural e Social da Fonte, no Cadaval, estão as costureirinhas da União de Freguesias do Cadaval e Pero Moniz, um grupo dedicado a ações solidárias que se tem destacado em várias iniciativas de apoio à comunidade.

Costureirinhas

127.º aniversário da restauração do concelho com inauguração do Polo Cultural e Social da Fonte

O 127.º aniversário da restauração do concelho do Cadaval foi marcado pela inauguração do Polo Cultural e Social da Fonte, situado na Rua do Olival da Fonte. A cerimónia contou com a presença de diversas entidades, destacando-se as palavras do presidente da Câmara Municipal, José Bernardo Nunes, que expressou a sua satisfação pela concretização desta obra.

Cadaval 1