“As intervenções que fiz sobre o Hospital das Caldas marcaram este mandato”
O caldense Hugo Oliveira, deputado do PSD eleito pelo círculo de Leiria, faz o balanço da sua atividade na Assembleia da República, agora que o mandato nesta legislatura está a terminar.
1 – Está a acabar uma legislatura em que foi deputada na Assembleia da República. Que principais ações e intervenções destaca da atividade desenvolvida?
Se na primeira legislatura tive o gosto de ver aprovada uma lei redigida por mim, que estabelece o regime jurídico de gestão do arvoredo urbano, nesta que termina agora voltei a ter esse gosto especial de ver aprovado o regime transitório de regularização dos edifícios sede e similares de associações sem fins lucrativos, regime este que permitirá a milhares de associações tratar da legalização dos seus espaços. Mas as intervenções que fiz sobre o Hospital das Caldas da Rainha marcaram claramente este mandato.
Claro que todo o trabalho que efetuei me orgulha muito, até porque o faço com gosto e empenho. A assunção de responsabilidades na direção do grupo parlamentar tem sido estimulante e permite ter uma visão global, mas também mais fina na perspetiva setorial. O trabalho parlamentar exige estudo das matérias mas também níveis de concentração máximos para obter resultados. A margem de erro é diminuta e temos de estar sempre despertos para a necessidade de rever os processos a toda a hora, porque estes são dinâmicos.
2 – Que propostas resultaram da sua atividade sobre o distrito de Leiria? E em particular para Caldas da Rainha? Tiveram aprovação e que seguimento foi dado?
Por exemplo, o regime de comparticipação dos tratamentos termais, onde a proposta que apresentei, não tendo sido aprovada (jogos de quem tem maioria), levou posteriormente o PS a apresentar também uma e a ser aprovada com o nosso apoio. Mas foram vários os projetos de resolução aprovados em diversas áreas, desde a Linha do Oeste, passando pela agricultura até à saúde. Lembro-me do projeto aprovado da literacia na saúde. Fizemos centenas de perguntas, com um escrutínio apertado ao governo.
3 – O que gostaria de ter feito e não conseguiu? O que aconteceu?
Tanta coisa. Nunca estou satisfeito, quero sempre mais para o meu território. O facto de estar na oposição e perante uma maioria absoluta não deu grande oportunidade para fazer passar muitas propostas, mas ainda assim lembro que o consegui, nomeadamente com o projeto de lei que já mencionei mas também com outros, como o da criação dos diretores dos parques naturais.
4 – Prevendo-se a possibilidade de voltar a ser deputado/a, que temas prevê desenvolver?
A saúde será um tema central na próxima legislatura, passando pela melhoria dos cuidados de saúde primários, garantindo o direito a médico de família para todos, até à melhoria das condições dos hospitais das Caldas da Rainha e de Peniche e naturalmente a decisão sobre a localização e construção do Hospital do Oeste. E aqui já sabem a minha posição, de que deve ser construído nas Caldas da Rainha/Óbidos porque é a que melhor serve a população do Oeste e do sul do distrito de Leiria.
Mas quero trabalhar outros temas, como por exemplo a mobilidade suave, ou propostas concretas no que diz respeito à gestão dos recursos hídricos.
5 – Que balanço faz do trabalho do outro deputado/a caldense eleito pelo círculo eleitoral de Leiria? Estiveram em consonância em que principais propostas e em quais discordaram?
Não me cabe a mim avaliar o trabalho da deputada Sara Velez, no entanto, posso afirmar convictamente que ela lutou muito pelas Caldas da Rainha, nomeadamente, no contato direto com os governantes.
Discordámos quando tivemos de discordar, mas no que toca às Caldas da Rainha, estivemos em consonância e trabalhámos em conjunto. Desde matérias onde precisávamos intervir rapidamente para solucionar problemas, até reuniões com membros do governo. E no que diz respeito à localização do Hospital do Oeste nas Caldas da Rainha, quero dar nota da sua coragem, tendo posição contrária ao governo socialista. Em suma, posso testemunhar que em conjunto articulámos sempre as várias posições na defesa das Caldas da Rainha.
0 Comentários