A Comitiva Real da Folia promete contagiar Caldas da Rainha com alegria e espírito carnavalesco. Os fatos de Zé Povinho e Maria da Paciência são novos. Têm o seu figurino tradicional, mas com cores mais vivas e carnavalescas. A nova personagem, a Ama das Caldas, leva com ela o bebé, que de hora a hora quer mamar.
A apresentação dos reis do carnaval das Caldas marcou o arranque da folia. Depois do desfile, o ator José Ramalho fez a entrega da chave da cidade à corte real nas varandas do edifício da sede da União de Freguesias de N. Sra. Pópulo, Coto e São Gregório, simbolizando o início do carnaval das Caldas.
Os reis vão desfilar nos corsos e festejos de carnaval, evento que traz milhares de pessoas às Caldas da Rainha.
Suas altezas disseram que adoram o carnaval e no primeiro desfile mostraram ter “muita energia” para animar o público com muita brincadeira e dança.
Em declarações ao JORNAL DAS CALDAS, Ruben Alves que é produtor e organizador de eventos adorou a primeira sensação no papel de Zé Povinho. “Apelo a todos que participem no Carnaval das Caldas porque vão adorar e podem contar com a nossa energia positiva”, salientou Ruben Alves.
Quanto aos novos fatos, disse que “estão a ter uma boa aceitação por parte das pessoas”.
O estudante Daniel Vieira, que está a dar vida a Maria da Paciência, afirma-se “brincalhão, malandro, alegre e divertido”. Decidiu candidatar-se a rei para se “divertir e acima de tudo animar as pessoas”.
Considerou esta primeira experiência “incrível”. “As pessoas têm interagido connosco e isso é fundamental”, referiu, destacando a participação do grupo de Bombos da ETEO. “Não tenho palavras para descrever o que estou a sentir”, adiantou, revelando que ser protagonista do carnaval das Caldas é a “realização de um sonho”.
Já a psicóloga Tânia Santos, que interpreta a Ama das Caldas, considera que é um “desafio novo” e que vai representá-la “com energia e motivação”.
“A criação de uma personagem criada por Rafael Bordalo Pinheiro é trazer para as Caldas uma tradição que não pode ser esquecida”, sublinhou. Prometida está uma interpretação mais moderna da “Ama das Caldas”, que “quer dar muita mama e diversão a todos”.
Na manhã de domingo os reis do Carnaval das Caldas desfilaram ao Mercado de Santana, em Alvorninha.
O habitual desfile infantil na rua não se vai realizar. A festa para os mais pequenos vai decorrer no dia 9 de fevereiro na Expoeste, onde as crianças se vão divertir com um espetáculo.
Bailes, festas e desfiles
As festas começam no dia 10 de fevereiro, com um corso noturno na Avenida 1º de maio (com início previsto para as 21h00), que contará com vinte carros, um grupo de dança, grupo de bombos, grupo de gaiteiros e duas bandas filarmónicas destacando a diversidade e riqueza cultural da região. Neste dia haverá ainda um baile de carnaval, no Céu de Vidro do Parque D. Carlos I, tal como tem ocorrido nos últimos anos.
Segue-se, no domingo, o corso a partir das 15h00. Para a noite de segunda-feira está previsto novo baile do Casino e na terça-feira de carnaval há desfile a partir das 15h00.
De 9 a 12 de fevereiro, pelas 22h30, haverá bailes de carnaval no Pavilhão Gimnodesportivo do Nadadouro (Banda Linha D’Água).
Nos dias 9, 10 e 12 de fevereiro há também muita animação do Monte Olivett na Rua Inácio Perdigão n. 15, na Zona Industrial das Caldas da Rainha.
0 Comentários