A Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR) é palco de aulas abertas neste mês de janeiro, com vários oradores.
O primeiro convidado é o arqueólogo Pedro Cura, nesta quarta-feira, 10 de janeiro, pelas 09h30, na sala 54 do edifício principal da escola.
Irá ensinar a fabricar instrumentos/ferramentas líticas (pedra), com técnicas pré-históricas. Mostrará também de modo prático técnicas de processamento de alimentos e de construção de estruturas de combustão do mesmo período.
A descoberta dos gestos e técnicas usadas por humanos para produzir artefatos no passado é feita no seio de ramos da arqueologia que desenvolvem processos experimentais, onde através de tentativa e erro se vão testando hipóteses.
Pedro Cura desde 2005 que desenvolve um intenso trabalho de experimentação na Unidade de Investigação do Quaternário e Pré-história do Instituto Terra e Memória. É proprietário da marca registada Prehistoriskills, promotora de atividades relacionadas com a Pré-história a nível Nacional e Internacional.
Pelas 18h00 de 10 de janeiro, no auditório da ESAD.CR, a aula aberta é com Pedro Mexia. O escritor, poeta, cronista, editor e crítico literário explorará, no âmbito das suas atividades profissionais e na condição de leitor, ouvinte e espetador, as diferentes aceções do conceito de cultura.
A iniciativa insere.se no programa da Unidade de Curricular de Cultura Contemporânea do Mestrado de Gestão Cultural.
“Educação em Museus”, é o tema da aula aberta de Estela Baptista Costa e Raquel S. Pereira, no dia 12 janeiro, pelas 14h30, na sala 44 da ESAD.CR.
“Gravurar em museus. Onde a arte é educação”, é o título da comunicação de Estela Baptista Costa, natural das Caldas da Rainha, mestranda em Educação Artística na Escola Superior de Educação de Lisboa e licenciada em Artes Plásticas na ESAD.CR. Trabalhou no Museu de José Malhoa, na área da Animação Cultural e atualmente dinamiza o “Espaço Gravurar” no Museu Municipal de Benavente.
“Museu de Benavente. Educar num museu de território”, é a comunicação de Raquel S. Pereira. Licenciada em Artes Plásticas pela ESAD.CR, durante mais de duas décadas mediou atividades artísticas com crianças e jovens, e jovens e adultos com necessidades especiais no Centro de Recuperação Infantil Benavente. Atualmente, é técnica superior no Museu Municipal de Benavente, onde desenvolve projetos expositivos e a programação do Serviço Educativo.
No dia 12, pelas 18h00, a sala 48 da ESAD.CR acolhe José Mendes, designer gráfico independente. Desenvolveu interfaces visuais para uma variedade de clientes, desde a embalagem da MissLava Music até à marca e identidade da companhia aérea Sata. Foi co-fundador e antigo designer do MAGA Atelier, e foi também designer na BBDO Portugal, NovoDesign, Brandia, Mola Ativism e Ivity Brand Corp.
Entretanto, decorre entre 8 e 12 de janeiro, das 10h00 às 17h30, na Oficina de Gravura da ESAD.CR, a exposição “A falta que a noite nos faz”, mostrando cartazes impressos em técnicas disponíveis nas oficinas de gravura e serigrafia, a partir do projeto semestral da unidade curricular Meios de Impressão I.
A proposta associa uma possibilidade real de projeto de comunicação, através do formato cartaz, abordando o desafio de promover um concerto real de um artista de música, escolhido previamente pelos alunos, e a conceção e composição de um objeto gráfico particular na história da arte.
0 Comentários