Vários artistas locais dinamizaram, de 16 a 22 de dezembro, as oficinas criativas de natal do Centro Cultural e de Congressos (CCC) das Caldas da Rainha. No total, participaram 60 crianças e jovens, com idades entre os cinco e os 18 anos.
Segundo Maria João Ferreira, responsável pelo Serviço Educativo daquele espaço, estas oficinas “são uma forma de estabelecer relações de proximidade com o público mais jovem, despertando neste a vontade de regressar ao CCC”.
As oficinas são pensadas “numa lógica educativa, procurando promover experiências e aprendizagens, que não são desenvolvidas noutros locais”, abrangendo diversas áreas artísticas.
A 16 de dezembro, Manuel Bandeira Duarte promoveu uma oficina de pintura, onde cada participante foi convidado a “criar” a sua cidade e a descobrir a história das Caldas da Rainha, criando o seu mapa das Caldas.
Como preparação para o natal, a 18 de dezembro houve uma oficina de cerâmica com Sílvia Jácome. Aqui foi decorada uma árvore de natal, através da técnica de rolinho e vários enfeites através da técnica da lastra com aplicação de texturas.
O ator e formador Basile Pujebet desenvolveu, na manhã de 19 de dezembro, uma formação de circo, com malabarismos (bolas, prato chinês, cordas, diabolo, devil stick), equilibrismo, monociclo, “slack line” e outras técnicas.
No dia 19, Sílvia Jácome foi a responsável por outra oficina, desta vez de joalharia com cerâmica. Os participantes realizaram várias peças para brincos, colares ou pregadeiras, através de técnicas cerâmicas com aplicação de texturas ou aplicações.
Numa oficina de encadernação criativa, no dia 20, Kevin Claro e Laura Figueiras, da “Éditions n’importe quoi”, desafiaram os mais novos a desenvolverem um caderno pessoal, inventando a sua própria encadernação e paginação.
Na oficina de expressão plástica “Caixinhas de Histórias”, no dia 21, o objetivo foi o de ser criado um pequeno diorama a partir de uma caixa de fósforos e de pedaços de papel. A ilustradora Cristiana Resina ajudou os participantes a construírem um cenário com papéis recortados e decorarem a sua “caixa de histórias”.
No último dia 22 de dezembro, Nuno Bettencourt realizou uma oficina de gravura em linólio e serigrafia. Os jovens realizaram um trabalho tendo como tema a natureza, do ponto de vista da sua região, e fizeram um desenho a partir daquilo que costumam observar ou de um rosto.
0 Comentários