O pavilhão do Arneirense, no Bairro dos Arneiros, nas Caldas da Rainha, recebeu no passado fim de semana um Open Portugal Pickleball Tour, que juntou várias dezenas de praticantes desta modalidade.
O encontro teve 87 inscrições, mas devido ao mau tempo houve algumas desistências de atletas oriundos do Algarve.
O torneio foi organizado pelo Clube Pickleball do Oeste (CPO), criado há quase um ano, e que tem sede no Arneirense. É também no pavilhão da coletividade que decorrem os treinos, às segundas de manhã, quartas à tarde e sábados durante todo o dia.
O pickleball é um desporto de raquete que combina elementos de ténis, padel, badminton ou ténis de mesa.
Originário dos Estados Unidos, começou a ser praticado recentemente em Portugal, principalmente por causa dos expats que vieram morar para o nosso país.
Na região o desporto começou a ser jogado entre amigos num espaço da coletividade do Vau (Óbidos), mas como o número de jogadores começou a crescer muito, foi decidido criar um clube. Os fundadores foram o belga Leon Geuens e os portugueses Maria Romão e Avelino Carvalho.
Maria Romão, vice-presidente do clube, explicou que ainda existem poucos clubes desta modalidade, mas que se perspetiva um grande crescimento e por isso esperam que se possa criar uma federação nacional. Em Espanha, por exemplo, já existe uma federação e há milhares de praticantes.
Atualmente o CPO tem 64 associados, com idades entre os 23 e os 80 anos. A grande maioria são estrangeiros que estão a morar em Portugal. Há belgas, sul-africanos, australianos, ingleses, franceses, americanos e canadianos. “Queremos agora captar mais portugueses para jogarem connosco”, referiu Maria Romão.
O pickleball é uma modalidade familiar que pode ser praticado por todos e por todas as idades, a partir dos oito anos.
0 Comentários