“Das muitas intervenções definidas, estes são os projetos que, para além de estruturais, consideramos poderem ser os que estão em condições de serem elegíveis para efeitos de financiamento comunitário”, referiu Ricardo Duque, presidente da Junta de Freguesia de Gaeiras.
Segundo o autarca, com a requalificação do Largo de São Marcos, obra que “indiscutivelmente veio valorizar o coração da nossa freguesia, defrontamo-nos agora com um problema estrutural que é urgente resolver, que é a inexistência de bolsas de estacionamento suficientes para os habitantes, visitantes e utilizadores dos diferentes espaços”.
“A sua inexistência condiciona o desenvolvimento de qualquer serviço no centro da freguesia, coloca em causa o seu desenvolvimento e contribui para a sua desertificação”, indicou Ricardo Duque adiantando que foi a pensar nisso que, após identificado pela Junta de Freguesia, o executivo lançou o desafio à câmara de Óbidos para a aquisição de um terreno privado, confinante com a Rua Principal, o Largo de São Marcos e a Rua do Convento.
Poderão existir outros locais, mas é ali que o presidente da Junta considera que faz sentido. “Está circundado pelas principais instituições da freguesia que recebem semanalmente muitos utilizadores, como o Pavilhão da Sociedade Cultural e Recreativa Gaeirense, o Espaço Ó e por muitos serviços, como por exemplo a Farmácia Senhora da Ajuda e diversos cafés e restaurantes”, contou.
Mais do que um estacionamento, o que o executivo da Junta de Freguesia procura é a reabilitação de um espaço que se encontra devoluto e a sua reconversão numa praça de utilização coletiva, com espaços para comércio e serviços assim como uma galeria de arte e áreas de lazer.
Reabilitar o mercado diário
“Hoje os mercados diários não têm a mesma expressão que tiveram no passado, contudo, este é um espaço que se encontra no coração da freguesia e que é muito acarinhado pelos gaeirenses, pois em tempos foi um espaço de encontro, de partilha e de convergência. Hoje serve pouco mais do que para estacionamento. É preciso alterar esta realidade”, sustentou Ricardo Duque, que pretende dotá-lo de “infraestruturas dignas e funcionais e que se coadunem com grande parte da sua utilização lúdico/recreativa, sendo um espaço muito utilizado para a realização de diversas dinâmicas associativas”.
Segurança na Estrada da Califórnia
Ricardo Duque sublinhou que a Estrada da Califórnia é uma das principais entradas da freguesia de Gaeiras e uma das que tem maior tráfego. O troço “depara-se com questões de excesso de velocidade dos automóveis e ausência de segurança daqueles que diariamente fazem o percurso a pé ou de bicicleta”. Contudo, “oferece uma das melhores vistas da freguesia, na envolvência das vinhas da Casa das Gaeiras e da vista para o Castelo de Óbidos”.
Considerando estas premissas, foi idealizada “uma restruturação da via com percurso pedonal em passadiço e a introdução de um centro interpretativo da valorização do vinho e da vinha, indo assim ao encontro da estratégia municipal da valorização dos produtos endógenos”, descreveu o presidente da junta.
Após apresentados os diversos projetos, o presidente da Câmara de Óbidos, Filipe Daniel, que já conhecia os projetos e a intenção da Junta de Freguesia, deu aos parabéns ao executivo da junta de freguesia e ao arquiteto Jorge Silva pela qualidade dos estudos prévios apresentados.
“Fico satisfeito quando vejo um executivo que pensa o território de forma estruturada e planeada e que vai ao encontro da estratégia da Câmara Municipal, que está disponível para apoiar, dentro das suas possibilidades, o desenvolvimento destas intervenções”, declarou Filipe Daniel.
0 Comentários