A eurodeputada do PCP, Sandra Pereira, esteve nas Caldas da Rainha por duas vezes, a 27 e 28 de setembro, para estar em contato com trabalhadores de várias empresas e também junto da população.
No dia 27 teve um encontro com trabalhadores na empresa Bordallo Pinheiro, seguindo-se uma visita ao centro comercial La Vie. No dia seguinte começou por visitar a empresa Novadis Bombarral, seguindo depois para a Praça da Fruta, nas Caldas da Rainha. Ao final da manhã houve um encontro com alunos da ESAD.CR.
Entre 27 e 29 de setembro, os deputados do PCP no Parlamento Europeu, João Pimenta Lopes e Sandra Pereira, estiveram no distrito de Leiria, no âmbito das jornadas de trabalho sob o lema “Contigo todos os dias – A tua voz no Parlamento Europeu”.
O objetivo principal foi o de contactar com trabalhadores e populações, abordando questões como o aumento do custo de vida, os baixos salários e a precariedade, a degradação dos serviços públicos, o direito ao emprego com direitos e o direito à habitação.
Nestas visitas pretendeu-se também conhecer a situação das atividades económicas e a defender a promoção da produção nacional.
Os eurodeputados quiseram assim aprofundar o conhecimento dos problemas que se fazem sentir e divulgar algumas das soluções que preconizam, como é o caso do aumento dos salários e o combate à precariedade.
Quiseram ainda divulgar o trabalho realizado no Parlamento Europeu e dar relevo às grandes questões nacionais, regionais e locais, sublinhando a sua articulação com a intervenção levada a cabo pelo PCP naquele órgão político.
A 27 de setembro, Sandra Pereira esteve também em Peniche, onde contatou com trabalhadores de algumas empresas, mas também com utentes da Unidade de Cuidados de Saúde Primários. Na tarde do dia 28 encontrou-se com trabalhadores da empresa SPAL e continuou no concelho de Alcobaça para uma visita ao centro.
À noite, participou no debate “Património e cultura – um direito das populações”, no Cine Teatro de Alcobaça, onde defendeu que cabe ao Estado, segundo a Constituição, “promover a salvaguarda e valorização do património cultural, tornando-o elemento vivificador da identidade cultural comum, articulando para isto a política cultural e as demais políticas setoriais”.
Na sua opinião, a transferência de competências nesta área para as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional e a municipalização de alguns museus “é um caminho de desresponsabilização do Estado, não garantindo deste modo a proteção e valorização de todo o património cultural e a efetiva criação de um serviço público de cultura que assegure o acesso de todos à fruição e criação cultural”.
Coube a João Pimenta Lopes a maior parte das visitas no norte do distrito, com destaque para as visitas ao hospital de Leiria e o Instituto Politécnico de Leiria. O eurodeputado esteve também, dia 29, na Nazaré e em Valado dos Frades.
0 Comentários