Q

Previsão do tempo

7° C
  • Wednesday 11° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 12° C
7° C
  • Wednesday 11° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 12° C
6° C
  • Wednesday 11° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 12° C

Movimento cívico criado em defesa da manutenção do hospital nas Caldas

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Um grupo de cidadãos das Caldas da Rainha criou um movimento intitulado “Falo pela tua saúde” pela “defesa e manutenção do hospital nas Caldas em pleno funcionamento”.
Um grupo de cidadãos criou um movimento intitulado “Falo pela tua saúde”

Composto por pessoas de diversas profissões, o grupo pretende promover no dia 20 de julho uma marcha entre Caldas e Óbidos, no período em que decorre o “debate da nação” na Assembleia da República.

O movimento vai ainda “colocar uma providência cautelar ou uma ação judicial contra a decisão do ministro da saúde sobre a localização do Hospital no Bombarral e a extinção do Hospital das Caldas tal como o conhecemos”. “Um dos fundamentos principais será a decisão do ministro não ir de encontro ao Plano Regional de Ordenamento do Território do Oeste”, refere em comunicado.

O movimento estava previsto apresentar-se a 11 de julho na Assembleia Municipal das Caldas da Rainha, já depois do fecho desta edição do JORNAL DAS CALDAS.

O grupo defende a “cisão do Centro Hospitalar do Oeste e criação de uma Unidade Local de Saúde Oeste Norte, integrando os Hospitais de Caldas da Rainha e de Peniche e o Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Norte (e eventualmente integrar freguesias de Alcobaça e Rio Maior)”.

Quer salvaguardar na unidade das Caldas especialidades como cirurgia geral, ortopedia, medicina interna, ginecologia, obstetrícia, gastroenterologia, psiquiatria, pediatria, otorrinolaringologia, patologia clínica, imunohemoterapia, medicina física e de reabilitação, imagiologia e cardiologia.

“Só queremos um hospital nas Caldas em pleno funcionamento”, diz o grupo, que reclama a garantia de uma “urgência médico-cirúrgica em Caldas da Rainha e uma urgência básica em Peniche, requalificando ainda Peniche para uma unidade de cuidados continuados e internamento em psiquiatria, complementando-se com Caldas da Rainha”.

Segundo o movimento, até à construção de um novo hospital exige ao Governo “melhorias do atual edifício do Hospital das Caldas e requalificação da unidade em Peniche”.

Pretende igualmente sensibilizar a Câmara e Assembleia Municipal das Caldas da Rainha para “criar condições para a captação de profissionais de saúde, como por exemplo a isenção de IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis), taxa de água e saneamento, entre outras taxas municipais possíveis, de modo a que o Hospital das Caldas seja atrativo para esses profissionais”.

Os elementos do grupo afirmam que estão “disponíveis para conversar e debater estas ideias e outras com todos os que se quiserem juntar”.

O movimento cívico é composto por Cláudio Silva, Carlos Barroso, Luís Pires, Joaquim Silva, José Galinha, Jorge Reis, Fernanda Hilário, Pedro Fiandeiro, Rui Gomes, Rui Vogado, entre outros.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Atividade cirúrgica da neoplasia da mama regressa ao Hospital

A Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde revogou a suspensão da atividade cirúrgica, no âmbito da neoplasia da mama na Unidade Local de Saúde do Oeste (ULSO), nas Caldas da Rainha, confirmou o conselho de administração da ULSO, o que significa que está de regresso.

cancro

Cara de Espelho no CCC

Cara de Espelho atua no dia 18 de janeiro, pelas 21h30, no Grande Auditório do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.

cara

Hóquei Clube das Caldas com vitória e derrota

No passado dia 11 os masters do Hóquei Clube das Caldas jogaram a quinta jornada frente ao SCL Marrazes, no pavilhão do Alcobacense CD, terminando a partida com uma vitória de 10-3.

hoquei