Q

Previsão do tempo

16° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 23° C
16° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 24° C
17° C
  • Wednesday 27° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 27° C

Peniche vai à Assembleia da República em defesa da saúde

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Comissão de Utentes da Saúde do Concelho de Peniche anunciou que a petição “Garantir o acesso aos serviços dos Cuidados de Saúde Primários e dos Cuidados Hospitalares no concelho de Peniche” vai ser discutida no dia 23 de março, pelas 15 horas, em plenário da Assembleia da República. A Comissão de Utentes da Saúde […]
A Comissão de Utentes da Saúde do Concelho de Peniche já esteve em setembro do ano passado na Comissão de Saúde da Assembleia da República

A Comissão de Utentes da Saúde do Concelho de Peniche anunciou que a petição “Garantir o acesso aos serviços dos Cuidados de Saúde Primários e dos Cuidados Hospitalares no concelho de Peniche” vai ser discutida no dia 23 de março, pelas 15 horas, em plenário da Assembleia da República.

A Comissão de Utentes da Saúde do Concelho de Peniche anunciou que a petição “Garantir o acesso aos serviços dos Cuidados de Saúde Primários e dos Cuidados Hospitalares no concelho de Peniche” vai ser discutida no dia 23 de março, pelas 15 horas, em plenário da Assembleia da República.

“Foi com muita dedicação e apoio de muitas pessoas dentro e fora da comunidade do concelho de Peniche que chegámos finalmente à nossa meta: debate em plenário na Assembleia da República sobre o grave problema que temos de saúde no nosso concelho”, manifestou a comissão, que agradeceu também o apoio recolhido do tecido empresarial concelhio e instituições locais.

A petição surgiu face à situação de degradação da resposta ao nível dos serviços de saúde no concelho de Peniche, materializada na difícil acessibilidade aos cuidados de saúde primários pela população do concelho e na insuficiência na oferta hospitalar, pela fragilidade de atendimento do serviço de urgência básica e a falta de valências de especialidades”. Foi assim que “um grupo de pessoas do concelho de Peniche tomou a iniciativa de organizar uma comissão de utentes”, que pretende ser “uma voz ativa com o objetivo de melhorar a situação atual”.

Esta petição tem assim como objetivos prioritários exigir, ao nível dos cuidados de saúde primários, o “reforço urgente de médicos de família e enfermeiros, melhoria de infraestruturas e equipamentos no Centro de Saúde de Atouguia da Baleia”, onde, no início da petição, estavam inscritos, sem médico de família seis mil utentes.

No Centro de Saúde de Peniche é também pedido “o reforço de médicos e enfermeiros”, dado existirem “2100 utentes inscritos sem médico de família” e quatro médicos estavam em via de se reformarem.

No Centro de Saúde de Ferrel, “com um médico de família e um enfermeiro que assistem a três mil utentes inscritos”, sustentava a necessidade de “reforço da respetiva equipa”.

Necessidades “ao nível dos equipamentos e humanização do espaço” eram igualmente apontadas no Centro de Saúde da Serra D’El Rei.

No que diz respeito aos cuidados de saúde hospitalares, a petição defende no Hospital de Peniche “o reforço de equipa médica e de enfermagem nas urgências e permanência de médico de medicina interna, e abertura de mais valências ao nível do internamento e consultas externas de acordo com necessidades da população do concelho”.

Até 15 de abril do ano passado foram recolhidas 5328 assinaturas, levando a comissão de utentes a ser recebida na Assembleia da República em setembro do ano passado, onde foi acompanhada de vários autarcas (presidente da Câmara, vice-presidente e vereadores, e presidente de junta da freguesia de Atouguia da Baleia), tendo sido ouvida na Comissão de Saúde.

Na altura relatou que “levámos a força e determinação de uma comunidade que pede mudança urgente no que toca à saúde no seu concelho. Alertámos, pedimos apoio e mostrámos disponibilidade para cooperar com as entidades/órgãos competentes e decisores nesta matéria”.

O passo seguinte era que as pretensões da comissão fossem discutidas em plenário na Assembleia da República, o que vai agora acontecer num debate que pode ser seguido através do Canal Parlamento.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Escolas celebraram 25 de abril

A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de abril, realizou uma atividade nas Caldas da Rainha, junto ao monumento evocativo do 16 março e na Escola de Sargentos do Exército.

escolas1

Pesca da sardinha reabriu

A pesca da sardinha reabriu na passada quinta-feira, com alguns limites diários, sendo que o valor máximo de descargas com arte do cerco pela frota portuguesa, para este ano, está fixado em 29.560 toneladas.

sardinha

Debate sobre aquacultura

A Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), em Peniche, vai acolher o XXV Seminário de Aquacultura, no dia 10 de maio, a partir das 10h45, promovido pela Associação Portuguesa de Aquacultores, com o objetivo de debater as recentes tendências do setor, partilhar conhecimento e estabelecer redes de contactos e parcerias para o desenvolvimento da atividade de Aquacultura em Portugal.