Q

Previsão do tempo

13° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 17° C
13° C
  • Saturday 17° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 17° C
13° C
  • Saturday 17° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 18° C

Empresas do Caldas Empreende abriram portas à comunidade

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
As quinze empresas instaladas no centro “Caldas Empreende” abriram as suas portas à comunidade, na passada quinta-feira, para dar a conhecer toda a atividade realizada pelos negócios que atualmente estão instalados naquele local.
Quatro dos quinze empreendedores instalados no Caldas Empreende

As quinze empresas instaladas no centro “Caldas Empreende” abriram as suas portas à comunidade, na passada quinta-feira, para dar a conhecer toda a atividade realizada pelos negócios que atualmente estão instalados naquele local.

Este projeto, criado no âmbito do empreendedorismo social para incubação de empresas, lançado em junho de 2009 e ocupado por quinze promotores, foi implementado pela Câmara Municipal das Caldas da Rainha em parceria com a Associação Empresarial da Região Oeste (AIRO), que gere os empreendedores que são aceites após uma candidatura.

Segundo Isabel Henriques, diretora financeira da AIRO, “esta iniciativa, que já não ocorria há dois anos devido à pandemia da Covid-19, pretende como sempre mostrar a diversificação e a natureza dos projetos cá instalados, bem como fortalecer espaços de proximidade com os novos empresários da região, através de serviços de informação e aconselhamento personalizados”.

O Caldas Empreende tem atualmente quinze empresas incubadas e existe uma lista de espera de ideias novas que querem um espaço na incubadora para iniciar o seu negócio. “O Caldas Empreende tem uma taxa de ocupação dos gabinetes entre os 95% e os 100%”, disse Isabel Henriques, acrescentando que “na AIRO recebemos e ajudamos a crescer outros tantos projetos que podíamos ter mais 10 Caldas Empreende, que mesmo assim não era suficiente para a quantidade de projetos que temos em lista de espera”. Face a isso, a gestora financeira da AIRO garantiu que a associação empresarial em conjunto com o município já estão a pensar no futuro ter um Caldas Empreende maior, com mais condições e espaços para albergar mais empreendedores diversificados.

“No fundo sentimo-nos muito felizes porque já ajudámos a desenvolver muitas empresas que são conhecidas, que começaram nos concursos de escolas, passaram pelo Caldas Empreende e que atualmente são fornecedores da AIRO e de muitos outros organismos locais”, referiu Isabel Henriques.  

Na iniciativa “Open Day” estiveram presentes algumas das empresas incubadoras no edifício, como é o caso da Infusa – Infusões e Condimentos, que está há três anos instalada no Caldas Empreende. “Na altura foi a forma mais fácil e rápida para conseguir fazer a legalização do projeto, que cresceu e que já ganhou alguns prémios no Concurso Nacional de Ervas Aromáticas”, explicou Ana Filipa Ferreira, responsável pela Infusa, adiantando que o Open Day “é uma oportunidade para divulgar e dar a conhecer os nossos projetos e produtos que existem na incubadora, e que por vezes passam despercebidos, e ainda é uma oportunidade para atrair novos clientes aos espaços”.

Outra das empresas inseridas no edifício é a Tete Pottery, da caldense Teresa Teodoro. “Estou no Caldas Empreende desde o início deste mês, e este apoio foi fundamental para arrancar com o meu projeto, que está relacionado com a cerâmica criativa e artesanal”, explicou, adiantando que “o Open Day é uma mais valia para a divulgação dos nossos negócios”.

Clara Roque, da Arca – grupo informal ligado à alimentação e ao bem-estar, referiu que “esta atividade dá projeção e atrai potenciais clientes ao Caldas Empreende”. 

Além de dar a conhecer os projetos inseridos no edifício, o Open Day também promoveu workshops, troca de sementes e diversos momentos de convívio entre os empreendedores.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Detido por tentar matar com caçadeira

A Polícia Judiciária deteve no passado dia 14, nas Caldas da Rainha, um homem de 27 anos, “fortemente indiciado pelos crimes de homicídio na forma tentada, posse de arma proibida e dano”.

cacadeira

Peça coreográfica de dança no CCC

“De onde vim? Para onde vou?”, é como se designa a peça coreográfica para o público infantojuvenil que decorreu no passado dia 9 no Centro Cultural e Congressos das Caldas da Rainha (CCC).

Escola Danca 1