Q

Previsão do tempo

10° C
  • Sunday 12° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 17° C
11° C
  • Sunday 12° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 17° C
11° C
  • Sunday 13° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 18° C

Francisca Cardoso campeã do mundo de kickboxing

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A caldense Francisca Caiado Cardoso sagrou-se campeã do mundo de kickboxing na categoria low kick -60kg, juntando-se às 26 medalhas de ouro conquistadas por atletas portugueses no campeonato realizado na Turquia.
A atleta caldense sagrou-se campeã do mundo

A caldense Francisca Caiado Cardoso sagrou-se campeã do mundo de kickboxing na categoria low kick -60kg, juntando-se às 26 medalhas de ouro conquistadas por atletas portugueses no campeonato realizado na Turquia.

A jovem de 23 anos, com 56 quilos e 1,72 metros, integrou a seleção nacional que participou de 31 de outubro a 6 de novembro na prova mundial da ISKA – International Sport Kickboxing Association.

A comitiva portuguesa, composta por 83 atletas e 11 membros da equipa técnica, somou 71 medalhas (26 de ouro, 29 de prata e 16 de bronze).

Ao lugar mais alto do pódio subiu Francisca Cardoso, da Escola Kickboxing Fernando Paulo, que comentou: “O ouro vai para Portugal, é meu, do meu treinador, da minha equipa e de todos os que me ajudaram a chegar até aqui, mental coach, patrocinadores, amigos, família. Obrigada a todos pelo apoio, pela confiança, por tudo!”.

Com passagem pela Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM), onde o seu treinador é docente, a atleta, declarou à página do estabelecimento de ensino no Facebook que “o ouro foi o resultado de muito trabalho, foco e dedicação. Estou muito feliz por esta conquista! É um orgulho representar a bandeira portuguesa!”.

O treinador, Fernando Paulo, referiu que “este título é fruto de muito trabalho num projeto de treino que conta já com dez anos. A formação na ESDRM foi essencial para suprir alguns dos conhecimentos em falta, nomeadamente planeamento e aplicação prática no terreno, necessários para um atleta profissional”.

A participação de Francisca Cardoso chegou a estar comprometida, como a atleta revelou várias semanas antes do evento, quando aproveitou para pedir ajuda financeira a quem quisesse prestar: “Infelizmente a federação [Federação Portuguesa de Kickboxing e Muaythai] não tem verbas disponíveis para comparticipar todas as viagens e os custos são muito elevados. Desta forma venho pedir que se quiserem e puderem dar o vosso contributo para eu poder ir representar Portugal me contactem”, apelou a atleta, que necessitava de dois mil euros, como o JORNAL DAS CALDAS divulgou.

Francisca Cardoso recebeu contributos e patrocínios e após ser recebida pelo presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha transmitiu o seu “enorme agradecimento” à autarquia por “todo o apoio dado na minha participação no Campeonato Mundial”.

De acordo com a federação, os atletas de kickboxing que iniciaram campanhas de crowdfunding (angariação de fundis) para participar no campeonato não integravam a “seleção A” de Portugal no evento, cujos seis elementos tinham “todas as despesas pagas”, como foram os casos de Gonçalo Noites (K1, -70kg), João Curva (K1, -54kg), Luís Santos (K1, -75kg), Matilde Melo (K1, -55kg), Matilde Rodrigues (K1, -57kg) e Tiago Melo (K1, -57kg).

Os restantes praticantes, sobre os quais havia informação técnica sobre a sua qualidade, podiam “acompanhar todo o trabalho da seleção, podendo representar Portugal desde que paguem as suas deslocações”, uma vez que, segundo o presidente da federação, Nuno Margaça, era “completamente impossível a federação pagar uma viagem a 25 ou 70 atletas, uma vez que não tem meios para isso”.

À agência Lusa o dirigente deu o exemplo de outras federações portuguesas a fazer o mesmo e expôs “muitos outros países” a viverem situações semelhantes, em que alguns desportistas são pagos pelas federações e outros participam nos maiores eventos porque “querem investir na sua performance desportiva e representar ou acompanhar todo o trabalho de uma seleção”.

A plataforma Gofundme revelou que, sem apoios oficiais, dezenas de atletas portugueses pediram ajuda para participar através do crowdfunding.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Imagem do 16 de março em parede faz parte de 14 “Murais de Liberdade” pelo país

O mural pintado numa parede na Rua António Sérgio, na cidade das Caldas da Rainha, numa homenagem à Revolta de 16 de Março, que antecedeu a Revolução dos Cravos, faz parte de um conjunto de 14 "Murais de Liberdade", inseridos nas celebrações do 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974, que serão criados durante este ano em diferentes localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas.

mural 1

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe