Q

Previsão do tempo

13° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 15° C
13° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 15° C
15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 14° C

Deputados perguntam se ministra já decidiu a localização do novo hospital

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Deputados do PSD na Assembleia da República questionaram a ministra da saúde sobre declarações do presidente da Câmara Municipal do Bombarral, que disse na abertura do Festival do Vinho e da Feira da Pera Rocha que já tinha sido aprovada a localização do futuro hospital do Oeste no Bombarral, no seguimento dos resultados de um estudo que é contestado por Caldas da Rainha.
Marta Temido, ministra da Saúde

Deputados do PSD na Assembleia da República questionaram a ministra da saúde sobre declarações do presidente da Câmara Municipal do Bombarral, que disse na abertura do Festival do Vinho e da Feira da Pera Rocha que já tinha sido aprovada a localização do futuro hospital do Oeste no Bombarral, no seguimento dos resultados de um estudo que é contestado por Caldas da Rainha.

Hugo Oliveira, Paulo Mota Pinto, Olga Silvestre e João Marques reproduziram o que o presidente da Câmara declarou: “Ainda hoje de manhã reunidos com a senhora Ministra da Saúde foi confirmado a mim e aos presidentes de Câmara presentes que a localização será no Bombarral”. Afirmações de Ricardo Fernandes que, apontaram, “segundo os outros autarcas presentes não concorre com a verdade”.

Por isso, uma das perguntas à ministra é se “as declarações do senhor Presidente da Câmara Municipal do Bombarral correspondem à verdade” e se ela “já decidiu e comunicou a decisão da localização do novo hospital”.

Os social-democratas aproveitam, no mesmo requerimento, para interrogar Marta Temido sobre a data de apresentação do Plano Diretor do Centro Hospitalar do Oeste e quais os investimentos que serão integrados no próximo orçamento de estado para os hospitais das Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras.

É recordado que “ao longo dos anos o estado da saúde do Oeste tem vindo a degradar-se e está bem patente na falta de condições que ao dispor da população da região, com o encerramento repetido das urgências de obstetrícia, entre várias outras falhas de serviço”.

“Tem estado em cima da mesa a proposta da criação de um hospital novo no Oeste. A decisão da localização, que compete ao governo, tem causado imensa polémica e não é manifestamente consensual. A solicitação da senhora Ministra da Saúde à Comunidade Intermunicipal do Oeste para promover um consenso sobre a localização não está a surtir efeito. Não há acordo entre os municípios”, manifestam os deputados, que sublinham que o novo Plano Diretor do Centro Hospitalar do Oeste está para ser apresentado, tendo sido dado a conhecer que este conterá uma lista de obras a efetuar, nomeadamente, no Hospital das Caldas da Rainha.

Câmara das Caldas nega que haja compromisso de localização do Hospital

O Município das Caldas da Rainha contesta as declarações do presidente da Câmara Municipal do Bombarral sobre a localização do novo Centro Hospitalar do Oeste (CHO), proferidas na inauguração do 37º Festival do Vinho Português e da 27ª Feira Nacional da Pera Rocha, no passado dia 11, garantindo que “na reunião realizada com a senhora Ministra da Saúde e a Comunidade Intermunicipal do Oeste, no passado dia 10, não foi assumido nenhum compromisso político, quanto à localização do novo CHO e muito menos quanto à sua construção e execução física e financeira”.

Quanto ao estudo sobre a “futura política pública de saúde do Oeste – nas suas dimensões qualitativas e proposta de localização do novo CHO”, elaborado pela Associação para o Desenvolvimento da Nova Information Management School da Universidade Nova de Lisboa, a autarquia caldense recorda que a Assembleia Municipal das Caldas da Rainha pronunciou-se por unanimidade a 22 de junho, considerando a proposta “simplista” ao “identificar uma posição sobre a localização do novo hospital baseada apenas no critério único de equidade, medida exclusivamente em tempo e distância ao longo da A8 e rodovias adjacentes, desconsiderando os critérios da eficiência, da produtividade e da sustentabilidade financeira do investimento”.

A presidência da Câmara Municipal das Caldas da Rainha reitera as posições políticas que já assumiu sobre esta matéria e considera “estarmos perante um estudo técnico que não é vinculativo”.

Faz ainda notar que o orçamento de estado não integra nenhum financiamento dedicado ao novo CHO, mas, também, não contempla qualquer verba para financiar o plano diretor do atual CHO e o seu programa de investimentos necessários e urgentes, defendendo que deveriam ser inscritos na proposta para 2023.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Incêndio desaloja casal de idosos

Um casal de idosos teve de ser realojado numa residencial de São Martinho do Porto depois do incêndio ocorrido na noite de 11 de dezembro na pequena habitação onde residia, em frente a um stand de automóveis na EN8, na estrada entre Tornada e Vale de Maceira.

incendio 1

Novo Passe M no Oeste vai permitir mobilidade gratuita entre os municípios

A partir de 1 de janeiro estará disponível o novo Passe M, uma iniciativa inovadora criada pela Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM) com o objetivo de promover a mobilidade para todos. O Oeste torna-se “a primeira região do país a implementar a gratuitidade dos transportes no modelo intermunicipal, uma solução que reforça o compromisso com a mobilidade universal, tornando-a mais sustentável, tendencialmente gratuita e orientada para as pessoas”.

passe

Atos de vandalismo e furto de materiais nas obras na Linha do Oeste

A Infraestruturas de Portugal (IP) revelou que as obras de modernização na Linha Férrea do Oeste têm sido alvo de “atos de vandalismo e furto de materiais”, nomeadamente ao nível dos sistemas de sinalização e de distribuição e alimentação elétrica aérea, que comprometem as funções de exploração dos equipamentos de sinalização e passagens de nível instalados no longo do troço entre as estações de Mira Sintra-Meleças e Torres Vedras.

110995 linha1