Q

Previsão do tempo

11° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
11° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
10° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C

“Expetativas grandes” com o maior evento de turismo em Portugal

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O maior evento de turismo em Portugal teve início esta quarta-feira. Trata-se da 32ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que se prolonga até ao dia 20 de março. O evento deste ano reveste-se de uma importância significativa e as expetativas são elevadas e acompanham a retoma do setor em Portugal. Dália Palma, […]

O maior evento de turismo em Portugal teve início esta quarta-feira. Trata-se da 32ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que se prolonga até ao dia 20 de março. O evento deste ano reveste-se de uma importância significativa e as expetativas são elevadas e acompanham a retoma do setor em Portugal. Dália Palma, gestora da BTL, salienta que a edição deste ano “vai ser muito dinâmica, com inúmeras novidades e muito interativa com o público final e com os profissionais deste setor”.

“São mais de três décadas a dar voz a um setor que tem sido um dos grandes motores da economia nacional e que nos últimos dois anos revelou a sua capacidade de resiliência e de superar uma das maiores crises a que foi sujeito. Temos consciência que as expetativas para este ano são grandes”, reconheceu Dália Palma, apontando que na BTL vão estar 1400 entidades e empresas e mais de 60 destinos internacionais.

Promovida pela Fundação AIP, a BTL 2022 é o maior evento de turismo realizado em Portugal, sendo aguardados mais de 70 mil visitantes, dos quais 35 mil são profissionais.

“A prioridade é repor o turismo no lugar que sempre ocupou, o mais importante e representativo setor de serviços nas exportações”, disse a gestora da BTL ao JORNAL DAS CALDAS, fazendo notar que o eventoacaba também por ser o barómetro do setor, ao nível do desenvolvimento, estratégias para o futuro, vitalidade e agora também resiliência face a dois anos de situação pandémica”.

“O setor do turismo foi sem dúvida um dos mais afetados pela pandemia e apesar da recuperação a que temos vindo a assistir desde o verão do ano passado, é verdade que o turismo ainda não recuperou na sua globalidade – aos níveis de 2019. É um caminho que o setor tem de percorrer, mas ficou demonstrada a capacidade que o setor tem de descobrir novos caminhos mesmo em cenários mais adversos”, sustentou Dália Palma.

A gestora da BTL revelou que mais de 90% das empresas confirmadas na edição 2020 reforçaram o interesse em estar presente na edição de 2022”, pelo que “teremos uma BTL ao nível da edição 2019 ou até superior no que toca ao número de empresas e representatividade de setores”.

A responsável sublinhou que “mais importante do que o número de visitantes é seguramente a experiência que cada um retira da sua visita à BTL”. “No caso dos profissionais, será seguramente os negócios que conseguirão concretizar. No caso do público em geral, será a satisfação de visitar um evento onde estão representados mais de 60 destinos internacionais com as mais diversas propostas de férias, onde são apresentadas as grandes novidades dos destinos nacionais, onde é possível comprar férias com grandes descontos a que se junta uma enorme variedade gastronómica e tudo num ambiente de cor, festa e alegria típicas da BTL”, vincou.

A 32ª edição da BTL irá apresentar várias novidades e reforçar o posicionamento de áreas que já se revelaram ser um sucesso deste evento. Por exemplo, o programa de buyers será reforçado este ano, em articulação com parceiros nacionais e internacionais, de forma a assegurar a presença na BTL dos mais importantes compradores internacionais, nos segmentos como sol e praia, golf, enoturismo, natureza, entre outros.

A edição de 2022 não só irá manter os setores tradicionais da feira na promoção do destino Portugal, como terá uma especial ênfase na área do enoturismo, com um espaço próprio de divulgação das estruturas hoteleiras e marcas de vinho, que proporcionam experiências únicas nesta área. Esta é uma área que apresentou um enorme crescimento na BTL nos últimos anos – fruto da evolução deste setor do turismo a nível nacional – e que merece, nesta edição um papel de destaque.

Também o turismo de natureza terá um grande destaque, numa missão de abordar o papel da sustentabilidade e da ecologia de forma transversal ao setor do turismo, ao apresentar as unidades hoteleiras, os alojamentos locais e todos os operadores turísticos que prestam serviços aos amantes da natureza ao mesmo tempo que integrará pela primeira vez os sete Geoparques nacionais.

Este foco no turismo de natureza é também uma forma de salientar os produtos turísticos que se reforçaram e tanto interesse despertaram por parte do público no período de pandemia. Noutra esfera, o BTL LAB, área dedicada à inovação e criatividade, volta a reforçar o seu posicionamento. Uma área onde são reunidas as empresas prestadoras de serviços tecnológicos de suporte ao negócio dos players do setor e que está a tornar-se cada vez mais internacional na BTL.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

ESTM celebrou protocolo com Niterói

A Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche (ESTM) celebrou um protocolo de cooperação com a prefeitura de Niterói (Brasil) para o desenvolvimento de iniciativas conjuntas em torno da economia azul.

Protocolo ESTM IPLeiria Prefeitura de Niteroi 01

Incêndio desaloja casal de idosos

Um casal de idosos teve de ser realojado numa residencial de São Martinho do Porto depois do incêndio ocorrido na noite de 11 de dezembro na pequena habitação onde residia, em frente a um stand de automóveis na EN8, na estrada entre Tornada e Vale de Maceira.

incendio 1

Novo Passe M no Oeste vai permitir mobilidade gratuita entre os municípios

A partir de 1 de janeiro estará disponível o novo Passe M, uma iniciativa inovadora criada pela Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM) com o objetivo de promover a mobilidade para todos. O Oeste torna-se “a primeira região do país a implementar a gratuitidade dos transportes no modelo intermunicipal, uma solução que reforça o compromisso com a mobilidade universal, tornando-a mais sustentável, tendencialmente gratuita e orientada para as pessoas”.

passe