Q

Previsão do tempo

12° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 16° C
12° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 16° C
12° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 17° C

Região Centro atrativa para a produção cinematográfica e audiovisual

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“Tornar a região Centro de Portugal como film friendly [amiga dos filmes] e competitiva para o cinema e o audiovisual” é um dos grandes objetivos da nova direção da Centro Portugal Film Commission (CPFC), entidade que está presente na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL). A CPFC é uma organização sem fins lucrativos que visa […]
Adriana Rodrigues, presidente de Centro Portugal Film Commission

“Tornar a região Centro de Portugal como film friendly [amiga dos filmes] e competitiva para o cinema e o audiovisual” é um dos grandes objetivos da nova direção da Centro Portugal Film Commission (CPFC), entidade que está presente na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL).

A CPFC é uma organização sem fins lucrativos que visa atrair produções de cinema e audiovisuais para a Região Centro de Portugal. “A indústria do cinema opera a nível global, num mercado altamente competitivo, razão pela qual a existência de recursos de excelência seja uma condição necessária e fundamental, mas insuficiente, para o posicionamento de Portugal no mercado internacional das film locations para grandes produções cinematográficas”, explicou Adriana Rodrigues, nova presidente da CPFC, adiantando que para que isso se torne uma realidade é necessário a elaboração e implementação de uma estratégia setorial, visando “tornar a região Centro de Portugal como film friendly e competitiva para o cinema e o audiovisual”.
Com mandato até 2025, a nova presidente da CPFC referiu que “Portugal é um país rico e diversificado em termos de património natural e cultural, e que oferece condições de excelência, que justificam a sua promoção a nível mundial como film location para a produção cinematográfica e audiovisual, atendendo aos valiosíssimos recursos de que dispõe, como o clima ameno, a qualidade cénica, a diversidade de cenários e de património histórico-cultural, entre outros”. Todas essas condições, segundo Adriana Rodrigues, estão reunidas na região Centro, com “significativos ganhos de tempo, e com tudo o que isso implica, em termos económicos”.
Além disso vai permitir dar notoriedade ao país, promover a coesão territorial, fixar pessoas, combater o despovoamento, melhorar as condições de vida das comunidades e ainda terá “um enorme retorno económico para o destino, tanto na fase de pré-produção, como na de pós-produção”.
De acordo com a CPFC, “estima-se que cerca de 80 milhões de turistas escolheram o seu destino de férias em 2017 depois de o terem visto num filme ou série. Ora, este número representa 6,1% do total de turistas desse ano”. Face a isso considera que “as produções cinematográficas são um fator-chave de marketing territorial para os gestores dos destinos, sobretudo os territórios do interior.
Esta estratégia, concertada com outras, contribuirá para “criar condições para que a região Centro, e os seus municípios, sejam mais atrativos (em termos económicos, sociais e culturais) e o garante de um futuro mais sustentável”. Nesse sentido “é fundamental tornar o Centro de Portugal numa rede integrada de film locations, para quase todo o tipo de produções”, apontou.
Com base nesse objetivo, a atual direção tem estado a “trabalhar, afincadamente, para criar um projeto que seja sustentável e, sobretudo, criar uma forte rede colaborativa, com os diferentes stakeholders da região”. Para além do Turismo Centro de Portugal, a CPFC também conta outros parceiros, como as comunidades intermunicipais e os municípios.
Neste momento, vai assinar com três comunidades intermunicipais (Viseu Dão Lafões, Beira Baixa e Médio Tejo) um contrato-programa de cooperação estratégica, no âmbito da indústria do cinema, abrangendo os diversos aspetos no domínio da promoção e produção cinematográfica, nomeadamente, a elaboração das suas respetivas estratégias. “A intenção é apoiar na identificação, catalogação e organização dos recursos cinematográficos, e apoiar o seu marketing territorial, a partir das suas film locations”, explicou a responsável pela CPFC, adiantando que assim que seja possível, pretende proceder à promoção nacional e internacional da região como film friendly.
A par disso, a CPFC também estará presente na BTL a promover a região, bem como a criar e reforçar laços com diferentes stakeholders, atrair parceiros e produções, e mostrar o trabalho desenvolvido. “Hoje sabemos que uma das formas mais eficazes de promoção turística é através do recurso a audiovisuais e os gestores do território já o fazem há algum tempo, alguns com muito sucesso, com ganhos de notoriedade”, sublinhou Adriana Rodrigues, esclarecendo que “há, portanto, uma ligação simbiótica entre ambos os setores: o cinema e o turismo”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Os Golpe lançaram novo álbum “Terra do Diabo”

O grupo musical Golpe lançou um novo álbum, intitulado “Terra do Diabo”. O quinteto é da Benedita, mas tem dois elementos que são das Caldas da Rainha.
Da banda fazem parte Carlos Marques (voz, baixo e guitarra acústica), Samuel Lucas (guitarra e back vocals), João Carlos (teclados) e os músicos das Caldas da Rainha, Luís Agostinho (teclados) e Louie Russo (bateria e back vocals).

golpe 1

Unidade Local de Saúde do Oeste conclui projetos de qualidade e de desmaterialização

A Unidade Local de Saúde do Oeste (ULSO) anunciou que, no âmbito de candidaturas aprovadas ao Sistema de Apoio à Transformação Digital da Administração Pública (SAMA), foram concluídos diversos projetos de transformação digital e de qualidade, envolvendo um financiamento total superior a dois milhões de euros.

Festival reúne talentos seniores na Benedita

No dia 16 de abril, o Centro Cultural Gonçalves Sapinho, na vila da Benedita, será palco do Festival dos Grupos Musicais da RUTIS (rede das universidades da terceira idade). Organizado pela Universidade Sénior da Benedita, este festival promete uma tarde repleta de música, diversão e convívio.

seniores