Q

Previsão do tempo

11° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 16° C
11° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 16° C
12° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 16° C

Centro de testes drive-thru no antigo edifício da EDP

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Abriu no último dia do ano nas Caldas da Rainha um centro de testes drive-thru, sem necessidade de agendamento, para dar resposta à grande procura e durante o período de funcionamento nessa sexta-feira, só de manhã, foram testadas 101 pessoas.
Testes feitos dentro dos carros

Abriu no último dia do ano nas Caldas da Rainha um centro de testes drive-thru, sem necessidade de agendamento, para dar resposta à grande procura e durante o período de funcionamento nessa sexta-feira, só de manhã, foram testadas 101 pessoas.

Resultado de uma parceria entre o Montepio Rainha Dona Leonor e o laboratório Lumilabo, entrou em funcionamento no último dia do ano o centro de testes Covid-19 drive-thru, no antigo edifício da EDP, espaço onde futuramente irá surgir uma clínica de saúde/hospital, à entrada da cidade das Caldas da Rainha, na Rua Columbano Bordalo Pinheiro.

Com possibilidade de testes PCR ou antigénio, entre os quais os seis gratuitos decorrentes do protocolo com o Serviço Nacional de Saúde, recorreram ao serviço 101 pessoas, que assim viram resolvido o problema da grande dificuldade em marcar testes nas Caldas da Rainha.

Paulo Ribeiro, do Montepio Rainha Dona Leonor, afirmou que “notámos que havia necessidade, as pessoas não tinham onde fazer os testes e assim conseguiram. A afluência foi até acima do que estávamos à espera no primeiro dia”.

“Não tenho sintomas mas estive em contacto com uma pessoa que tem e que também vai fazer o teste.

Há falta de testes nas farmácias e é uma autêntica confusão. Aqui torna-se mais fácil e prático”, relatou uma condutora que foi testada.

“Estou um bocado constipada e é para ter a certeza se é só constipação. Não há maneira de fazer testes nas Caldas sem agendar”, contou outra utente.

“Estava a pensar em fazer o teste em casa mas pensei que vir aqui é mais fiável. Tive alguns contactos não diretos, não sem máscara, com alguns casos, e estou aqui por descarga de consciência”, referiu uma associada do Montepio.

Em segurança, aguardando a vez pela ordem de chegada, os utentes preenchem o habitual formulário e fazem o teste, sem terem de sair do carro.

Depois de ter funcionado na manhã de 31 de dezembro, o centro drive-thru reabriu no dia 4 de janeiro e prevê-se que durante alguns meses esteja aberto todos os dias, entre as oito da manhã e as seis da tarde.

Fora da prescrição gratuita pelo Serviço Nacional de Saúde, os valores são trinta euros para particulares e quinze euros para associados do Montepio Rainha D. Leonor, no que diz respeito aos testes rápidos de antigénio. Quanto aos testes PCR, custam cem euros aos particulares e 65 euros para os associados. Mediante acordo existem valores específicos para instituições particulares de solidariedade social e para empresas.

Os resultados dos testes rápidos são comunicados entre quatro a oito horas e dos testes PCR entre 24 a 48 horas.

(1)
Comentários
.

0 Comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Lumilabo Caldas Da Rainha - Lumilabo, Laboratório De Análises Clínicas Sa, Em Lisboa ... - […] Centro de testes drive-thru no antigo edifício da EDP – Jornal … […]

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Festival de Tunas Mistas

A Tomalátuna - Tuna Mista da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha realizou nos dias 26 e 27 de abril, na cidade, o seu Festival de Tunas Mistas: II Águas de D. Leonor. 

tunas1

Universidade Sénior criou mural com 2600 cravos em croché

Inaugurada durante as cerimónias de comemoração dos 50 anos do 25 de Abril, a instalação “Cravos de Croché”, criada pela Universidade Sénior Rainha D. Leonor, tornou-se numa espécie de peça artística interativa, com várias pessoas a retirarem do mural alguns dos cravos.

mural1

Câmara define medalhas a entregar no Dia da Cidade

A Câmara das Caldas da Rainha vai entregar às Forças Armadas Portuguesas, nas cerimónias do 15 de Maio, a medalha de honra do município, como forma de homenagear os militares que participaram no golpe das Caldas, a 16 de Março de 1974. A título póstumo, será também atribuída a medalha de honra ao historiador João Bonifácio Serra e ao médico Mário Gonçalves.

medalhas