Previsão do tempo

17° C
  • Sunday 17° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 14° C
17° C
  • Sunday 17° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 14° C
18° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 14° C

Subida das tarifas para exportar para a América vai prejudicar Região Oeste

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os empresários da Região Oeste vão sofrer impactos económicos decorrentes da decisão do presidente norte-americano Donald Trump de impor um novo pacote de tarifas aduaneiras unilaterais sobre produtos importados para os Estados Unidos, alerta a Associação Empresarial da Região Oeste (AIRO), que anuncia estar a preparar contactos com entidades nacionais e europeias no sentido de acompanhar a evolução da situação.
Haverá um agravamento significativo do custo de entrada de produtos no mercado norte-americano

“Esta medida, com entrada em vigor a 9 de abril, terá consequências diretas para as empresas exportadoras da Região Oeste, nomeadamente nos setores agroalimentar, vinícola, hortofrutícola, metalomecânico e de bens transformados”, sublinha a AIRO.

A imposição de uma taxa de 10% sobre todos os bens importados nos EUA, independentemente da origem, e a introdução de “tarifas recíprocas” para países considerados como tendo práticas comerciais “injustas”, incluindo a União Europeia, que será alvo de um acréscimo tarifário de 20% sobre os direitos aduaneiros existentes, trarão impactos para as empresas da Região Oeste, faz notar a associação.

A AIRO elenca como consequências “o aumento dos custos de exportação para os EUA, o que poderá comprometer a competitividade de produtos-chave da nossa região, desvio de encomendas e alterações nas cadeias de abastecimento, afetando também empresas que fornecem indiretamente mercados norte-americanos, e maior incerteza nos mercados internacionais, num momento em que se exigia estabilidade para consolidar a retoma pós-pandemia”.

“Estas medidas configuram um agravamento significativo do custo de entrada de produtos europeus no mercado norte-americano”, conclui a AIRO, que apela aos associados para comunicarem os constrangimentos que sintam em resultado das novas tarifas.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Idoso encontrado morto perto de trator que conduzia

Um homem de 67 anos que estava desaparecido desde a tarde de sexta-feira foi encontrado morto na tarde deste sábado próximo do trator que conduzia, num caminho vicinal perto da Estrada de Pedreis, em São Gregório, nas Caldas da Rainha.

bertolino0

João Almeida venceu Volta ao País Basco e afirma-se como o caldense mais famoso da atualidade

Com vitórias na quarta e na sexta etapas e o segundo lugar na primeira, o ciclista caldense João Almeida venceu a Volta ao País Basco, em Espanha, batendo o espanhol Enric Mas, da Movistar Team, que ficou a 1 minuto e 52 segundos, e o alemão Maximilian Schachmann, da Soudal Quick-Step, que foi terceiro, a 1 minuto e 59 segundos. Para além da camisola amarela, o corredor natural de A-dos-Francos, de 26 anos, também ganhou a camisola verde (classificação por pontos).

almeida1
Q